Siga a folha

Descrição de chapéu Expresso Ilustrada

Podcast explica como geração Z influencia as novas cenas de sexo e nudez

Expresso Ilustrada debate gravações picantes da era atual, diretamente impactada pelo movimento MeToo

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Sabe aquele botão de pular a abertura de séries que aparece nas plataformas de streaming? Um tuíte sobre isso viralizou recentemente e deixou muita gente ouriçada. Isso porque um usuário da rede sugeriu que fosse criado um botão nesses mesmos moldes, mas para pular cenas de sexo.

Houve quem comentasse que isso mostra como a geração mais jovem é "puritana e não sabe lidar com a sexualidade". Outros defenderam que nem todo mundo enxerga sexo do mesmo jeito e é preciso respeitar".

Não é novidade que o tema sexo causa alvoroço nas redes sociais. E muito menos que o Twitter seja palco de discussões acaloradas. Mas esse tuíte acendeu uma questão que tem atravessado o cinema: tem ficado cada vez mais raro ver gente ficar nua e transando nas telas.

Nesta semana, o Expresso Ilustrada explica por que as cenas de sexo estão sumindo do cinema e qual a relação que geração Z —essa que tem até 27 anos hoje— tem estabelecido com o assunto. O episódio também discute como o movimento MeToo impactou a indústria cinematográfica e como a ascensão de governos conservadores também muda o que é, ou não, retratado nas telonas.

Para isso, o programa ouve Walter Porto, jornalista da Folha que escreveu sobre o tema, e Isabel Wittmann, crítica de cinema e fundadora do Feito por Elas, site especializado na cinematografia de mulheres.

Com novos episódios todas as quintas, às 16h, o Expresso Ilustrada discute música, cinema, literatura, moda, teatro, artes plásticas e televisão. A edição de som é de Raphael Concli. A apresentação é de Marina Lourenço e Carolina Moraes, que assina o roteiro.

O PODCAST ESTÁ DISPONÍVEL EM TODAS AS PLATAFORMAS DE STREAMING. AQUI ESTÃO ALGUMAS DELAS:

Spotify

iTunes

Deezer

Google Podcasts

Castbox

Stitcher

Logo do podcast Expresso Ilustrada - Divulgação

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas