Siga a folha

Podcast: a carta de Lula aos evangélicos e os laços do PT com a religião

Ex-presidente estuda publicar documento em que se compromete com liberdade religiosa e rebate informações falsas

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Sem conseguir encolher a vantagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) entre os evangélicos, o próximo passo da campanha do ex-presidente Lula (PT) deve ser publicar uma carta a esses grupos até o fim de semana.

Os eleitores religiosos estão entre as principais preocupações dos petistas no segundo turno, na tentativa de conquistar os votos que faltam para vencer a corrida presidencial. Segundo o Datafolha, Bolsonaro tem 62% das intenções de voto entre os evangélicos, contra 31% de Lula.

Ainda não há consenso no partido sobre a publicação da carta, mas a ideia seria usar o documento para assumir compromissos com a liberdade religiosa e rebater informações falsas divulgadas por bolsonaristas.

Em sua fundação, o PT teve vínculos com grupos católicos, que forneceram ideias e quadros para a legenda. Mas, com as mudanças no perfil religioso da sociedade brasileira, o partido enfrenta dificuldades para conquistar os evangélicos.

No episódio desta quinta-feira (13), o Café da Manhã ouve a antropóloga Regina Novaes, coordenadora acadêmica do Instituto de Estudos da Religião e ex-secretária-adjunta da Juventude no governo Lula. Ela explica os laços históricos do PT com a religião, analisa a distância entre o partido e o eleitorado evangélico e avalia os esforços da sigla para correr atrás do prejuízo no segundo turno.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas