Siga a folha

Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast: A origem e as consequências do rombo na Americanas

Com muitas dúvidas a responder, escândalo bilionário gera discussão sobre segurança para investidores

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A revelação de um rombo contábil de R$ 20 bilhões no balanço das Lojas Americanas, na semana passada, gerou frenesi entre clientes, agentes do mercado financeiro e instituições financeiras.

Em menos de 72 horas, a empresa viu as ações afundarem na bolsa e investidores denunciarem a empresa em órgãos de fiscalização e controle. Depois de revelar as inconsistências, o então CEO Sergio Rial comunicou que estava se demitindo. Ele ficou no cargo por apenas nove dias.

A empresa prepara um pedido de recuperação judicial, mas ainda há muito o que esclarecer. Não se sabe como os executivos identificaram o problema e também não está claro desde quando a situação estava acontecendo. Especialistas dizem que é improvável que um buraco desse tamanho tenha passado despercebido.

O Café da Manhã desta quinta-feira (19) explica a origem do rombo na Americanas, analisa as consequências desse escândalo e discute se esse caso pode transformar o mercado para deixar investidores mais seguros. A jornalista Joana Cunha, editora da coluna Painel S.A., participa do episódio.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Magê Flores, com produção de Carolina Moraes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas