Podcast: os caminhos da Justiça para punir envolvidos nos atos golpistas

Polícias, PGR e STF têm agido para responsabilizar bolsonaristas que invadiram prédios públicos em Brasília

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Desde os ataques golpistas de 8 de Janeiro, a Justiça tem atuado para identificar e deter os envolvidos nos atos de violência, o que inclui quem participou da depredação das sedes dos três Poderes e autoridades suspeitas de leniência com o golpismo.

As prisões começaram no mesmo dia. E o número de detidos passou de mil no dia seguinte, depois do desmonte do acampamento bolsonarista em frente ao quartel-general do Exército em Brasília.

O número de suspeitos e a quantidade de material a ser analisado impõem desafios a órgãos de investigação e dificuldades para o trabalho da Justiça. A Polícia Federal e a Polícia Civil do Distrito Federal, por exemplo, têm atuado em um sistema de mutirão, com formulários padrão para interrogar suspeitos. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, chegou a delegar a juízes federais e distritais a tarefa de realizar audiências de custódia com os detidos.

No episódio desta quarta-feira (18), o Café da Manhã discute os caminhos jurídicos para a punição dos golpistas, as omissões de autoridades e os métodos do Judiciário nessas ações. O podcast ouve Conrado Hübner Mendes, professor de direito constitucional da USP e colunista da Folha.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Magê Flores, com produção de Carolina Moraes e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.