Podcast: a desconfiança de Lula com o GSI e os militares no governo

Presidente retirou atribuições do Gabinete de Segurança Institucional; atuação é questionada durante atos em Brasília

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Desde a eleição, o novo governo tem mostrado desconfiança em relação ao trabalho do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Durante quatro anos, o GSI se tornou um dos órgãos de proa do bolsonarismo, sob o comando do general Augusto Heleno.

Ainda antes da posse, o PT recusou a participação do gabinete na segurança da sede da transição. A dúvida em relação ao órgão se acirrou após os ataques às sedes dos três Poderes. Para o governo, o GSI deveria ter previsto que havia uma escalada na ação dos bolsonaristas, já que o órgão tem acesso às informações de inteligência.

O Café da Manhã desta terça-feira (17) explica o histórico do GSI, analisa os motivos da desconfiança do governo quanto ao órgão e discute o espaço de manobra do PT para mudar a relação com os militares. O episódio tem entrevista com o jornalista Lucas Figueiredo, autor de "Lugar Nenhum: Militares e Civis na Ocultação dos Documentos da Ditadura" (Companhia das Letras).

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles. A produção é de Carolina Moraes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.