Siga a folha

Descrição de chapéu Eleições 2018

Na busca por eleitor indeciso, Ciro Gomes adota 'perfil soft'

Com fama de explosivo, candidato tenta apresentar postura mais moderada

Na busca por eleitor indeciso, Ciro Gomes (PDT) adota 'perfil soft' - Diego Padgurschi - 17.ago.2018/Folhapress

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

Com dificuldades de crescer nas pesquisas eleitorais, o candidato do PDT à sucessão presidencial, Ciro Gomes, adotou novo perfil para tentar avançar sobre os eleitores indecisos.

Diante da crítica de adversários de que tem fama de explosivo, o que foi apontado como um fator de insegurança em pesquisa, ele decidiu abandonar o que é chamado pela equipe de campanha de uma postura "belicosa" e adotar uma "moderada".

"O que podemos dizer é que ele entrou agora numa fase de Ciro Soft", resumiu o presidente do PDT, Carlos Lupi.

Inicialmente, a proposta era de que ele não abrisse mão do jeito duro. Em entrevista à Folha, em junho, o então coordenador político da campanha eleitoral, Cid Gomes, disse que o perfil "franco, sincero e que fala o que pensa é cada vez mais desejado pelo povo".

Segundo a Folha apurou, contudo, uma pesquisa qualitativa revelou uma certa resistência dos eleitores com o temperamento do candidato e uma preferência por um perfil mais tranquilo e bem-humorado.

Desde então, Ciro tem feito menos ataques e se descrito como uma "seda" e um "doce de coco". Ele foi aconselhado por integrantes do partido a sorrir mais e a reagir com mais calma a críticas. "Aos 60 anos de idade, eu não vou mudar, [mas] estou mais maduro, experiente e sereno", disse em entrevista na sexta-feira (17).

Em julho, o candidato xingou publicamente representante do Ministério Público e, no mês anterior, chamou o vereador Fernando Holiday (DEM-SP), ligado ao MBL, de "capitãozinho do mato". Na época, foi aconselhado pelo irmão Cid Gomes a não fazer xingamentos em público, o que também passou a evitar.

O novo perfil será explorado, por exemplo, na estreia do candidato na propaganda eleitoral gratuita, no dia 31. A ideia será mostrá-lo como um político experiente e um homem calmo. Para isso, serão veiculadas imagens da carreira dele, nos cargos de governador e ministro, e filmagens de momento de intimidade com os filhos.

 

A postura moderada começou a ser testada na semana retrasada, véspera do início oficial da campanha eleitoral. Nos dois primeiros debates na TV, Ciro evitou ataques e manteve tranquilidade, fazendo, inclusive, piada em pergunta sobre a Ursal (União das Repúblicas Socialistas da América Latina) no primeiro. No segundo, foi cordial com seus principais adversários.

"É preciso ter calma. A campanha eleitoral é uma corrida de fôlego. Eu achei que nós devíamos hoje tatear o caminho", disse na saída do primeiro debate.

No discurso, passou a se referir aos seus oponentes de forma amistosa. Segundo ele, Geraldo Alckmin (PSDB) é um bom amigo "há longa data", Jair Bolsonaro (PSL) é seu "estimado colega de Câmara dos Deputados" e Marina Silva (Rede) uma "estimada amiga".

Segundo um dirigente do partido, o novo temperamento teve boa recepção em sondagem com eleitores, entre eles os que ainda não definiram seu voto. Segundo a última pesquisa Datafolha, em cenários sem o ex-presidente Lula, o percentual de indecisos chega a 28%.

A avaliação é que, diante da disputa com a candidatura petista pelos eleitores de esquerda, Ciro precisa avançar sobre parcela dos que não têm candidato e dos identificados com o campo de centro.

A nova estratégia também tem sido utilizada nas redes sociais. Na tentativa de suavizar sua imagem, o candidato tem publicado uma espécie de álbum de momentos descontraídos. Nas fotografias, ele posa nadando com o filho caçula, se vestindo com a ajuda da neta, abraçando uma conterrânea de Sobral (CE) e dançando com a mãe.

Ele colocou ainda gravação, ao lado da candidata a vice Kátia Abreu (PDT), cantando música da cantora Dalva de Oliveira. E divulgou vídeo com memes de animais, no qual ele aparece de óculos escuros e fazendo sinal de "hang loose", saudação que costuma ser utilizada por surfistas.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas