Siga a folha

Direita domina ranking de popularidade digital para deputado federal por SP; confira lista

Carla Zambelli, Eduardo Bolsonaro e Tiririca (PL) têm os melhores desempenhos nas redes sociais

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Rio de Janeiro

A direita domina o ranking de popularidade digital dos candidatos a deputado federal pelo estado de São Paulo, mostra índice calculado pela empresa de pesquisa e consultoria Quaest, que passa a ser divulgado pela Folha até as eleições, em 2 de outubro.

Foram analisados, no último mês, os perfis no Facebook, Instagram e Twitter de 973 dos 1.522 postulantes às 70 cadeiras reservadas aos paulistas na Câmara —o restante não foi encontrado ou tinha redes sociais fechadas para o público.

A deputada federal Carla Zambelli (PL), primeira colocada no ranking de popularidade digital em SP, discursa a apoiadores de Bolsonaro no 1º de Maio, na avenida Paulista - Eduardo Knapp - 1.mai.22/Folhapress

O PL e o Republicanos lideram com mais membros entre os cem primeiros colocados: 22 dos 63 candidatos do partido do presidente Jair Bolsonaro figuram nesse primeiro pelotão. Já a segunda legenda tem 12 dos seus 54 nomes bem classificados.

Depois vêm a União Brasil também à direita (9), o MDB mais ao centro (6) e o PSOL à esquerda (6). Já o PT, do candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva, só tem 4 dos seus 54 postulantes a deputado federal entre os cem mais populares na internet.

Busque os candidatos de SP

O Índice de Popularidade Digital (IPD) varia de 0 a 100 e foi criado pela Quaest em 2018. Ele mede diariamente o desempenho dos políticos nas redes sociais e ajuda a sentir a temperatura da corrida eleitoral no país.

Os três melhores índices de São Paulo são dos já deputados federais Carla Zambelli (60,17), Eduardo Bolsonaro (58,72) e Tiririca (53,10), todos do PL. Juntos, eles somam mais de 12,4 milhões de seguidores apenas no Instagram.

Os próximos no top 10 são a influenciadora digital e musa do Botafogo Juju Ferrari (Avante), o cantor e youtuber Fernando Lisboa (PL), o pastor Marco Feliciano (PL) e o ex-presidente do Patriota, Adilson Barroso (PL).

Em seguida estão ainda dois delegados do PP, Bruno Lima e Da Cunha —esse último demitido da Polícia Civil de SP em julho por postar vídeo com apologia a estupro e racismo— e, em décimo lugar, o vereador paulistano Felipe Becari (União Brasil), namorado da atriz Carla Diaz.

No caso da disputa pela Câmara, é considerada a média mensal dos IPDs, que são calculados por meio de um algoritmo de inteligência artificial que coleta e processa 139 variáveis das três redes sociais.

São monitoradas cinco dimensões: presença digital (perfis ativos), fama (seguidores e alcance), engajamento (comentários e curtidas), mobilização (compartilhamentos) e valência (proporção de reações positivas e negativas).

A Folha também divulga mensalmente os rankings dos candidatos à Presidência e aos governos de sete estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

Na lista abaixo, é possível buscar o político por nome ou partido e, à medida que novos índices forem publicados, ver como ele está evoluindo durante a campanha.

VEJA O RANKING

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas