O Distrito Federal ainda tem uma disputa acirrada entre os pré-candidatos ao governo por popularidade nas redes sociais, indica Índice de Popularidade Digital (IPD) criado pela consultoria Quaest e publicado mensalmente pela Folha.
Nem mesmo o atual governador Ibaneis Rocha (MDB), que tem indicado apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL), se destacou nos últimos três meses em termos de desempenho na internet.
Tanto ele como o senador Reguffe (União Brasil) se embolam com os demais adversários, variando no ranking de acordo com o dia.
O IPD vai de 0 a 100 e ajuda a sentir a temperatura da corrida eleitoral. Ele é calculado desde 2018 por meio de um algoritmo de inteligência artificial que coleta e processa 152 variáveis de seis sites: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Wikipedia e Google.
São monitoradas seis dimensões: presença digital (perfis ativos), fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamentos), valência (proporção de reações positivas e negativas) e interesse (volume de buscas).
Veja abaixo o desempenho dos pré-candidatos no DF de 24 de abril a 21 de julho.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.