Siga a folha

É falso que voto é anulado quando só se escolhe presidente na urna

Conteúdo de desinformação já circulou no WhatsApp em eleições anteriores

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

É falsa mensagem que circula no WhatsApp e outras redes sociais afirmando para os eleitores do presidente Jair Bolsonaro (PL) que, "se você votar só para presidente, e votar em branco nas outras opções, o seu voto será considerado como parcial, e será anulado".

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), "votos nulos e em branco não anulam a eleição". O órgão já desmentiu conteúdo semelhante, inclusive em eleições anteriores. Esses votos "não possuem valor algum; são descartados do processo de apuração e considerados apenas como estatística."

Ainda como explica o tribunal, a Constituição estabelece que "o candidato eleito é aquele que obtiver a maioria dos votos válidos, excluídos os em branco e os nulos, que são considerados inválidos".

Conteúdo mente ao afirmar que voto é anulado quando só se escolhe presidente na urna - Rubens Cavallari - 22.ago.2022/Folhapress

O autor da mensagem falsa diz que o alerta está sendo feito a pedido de uma pessoa que realizou o treinamento para ser mesário e afirma que, para que o voto para presidente seja computado, é preciso escolher candidatos para os outros cargos em jogo nesta eleição (governador, senador e deputados federal e estadual).

No final, o conteúdo engana mais uma vez ao declarar que 12 milhões de votos foram invalidados na eleição passada, informação também já desmentida pelo TSE.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas