Siga a folha

Descrição de chapéu Governo Lula

'Quase caí da cadeira', diz petista que deu caneta usada por Lula na posse

Presidente quebrou protocolo na cerimônia para falar do objeto que usava para assinar o termo de posse

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Teresina | UOL

Ao assistir à posse de Lula (PT), na tarde deste domingo (1º), o piauiense Fernando Menezes, 68, caiu no choro. Ele acompanhava a cerimônia de sua casa, na cidade de Altos (a 41 km de Teresina), onde vive há 36 anos, quando foi surpreendido por um relato do presidente.

Antes de assinar o termo de posse, na Câmara, Lula quebrou o protocolo e mostrou uma caneta, dizendo que ganhou de um piauiense em 1989, quando visitava Teresina para um evento político. Foi Fernando quem deu o presente.

Fernando Menezes deu a caneta a Lula, e petista usou na posse do terceiro mandato - Reprodução/Facebook e Mauro Pimental/AFP

"Quase caí da cadeira. É a história mais bonita da minha vida", disse. "Chorei de emoção."

Petista histórico, Fernando confirmou à reportagem que deu a Lula uma caneta com as mesmas características da empunhada pelo presidente na cerimônia.

A data exata foi esquecida, mas ele conta que, na ocasião, Lula estava no Piauí em caravana para tentar viabilizar a pré-candidatura à Presidência.

"Caminhávamos pelas ruas de Teresina. Estavam presentes o Antônio José Medeiros, Marcelino Fonteles, Meireles, Josué e outros petistas. Queria dar de presente uma caneta, pois sabia que Lula um dia iria ser presidente da República. Dei a caneta e disse que era para ele assinar a ata de posse quando fosse eleito", lembrou Fernando, que é tio da judoca Sarah Menezes.

Lula, entre Artur Lira (à esquerda) e Rodrigo Pacheco (à direita), durante cerimônia de posse no Congresso - Jacqueline Lisboa/Reuters

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas