Siga a folha

Lira vê direita favorita ao Planalto em 2026 se não repetir erros de Bolsonaro

Presidente da Câmara cita Tarcísio, Zema, Ratinho Jr. e Cláudio Castro como potenciais nomes para próxima eleição

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Nova York

O presidente da Câmara, Arthur Lira, disse nesta quarta-feira (10) que a fila de potenciais candidatos de centro-direita para disputar a eleição presidencial de 2026 é grande.

Em evento com empresários em Nova York, Lira citou os governadores Cláudio Castro (RJ), Tarcísio de Freitas (SP), Romeu Zema (MG) e Ratinho Jr. (PR) como nomes potenciais.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, em evento com empresários em Nova York - Érika Garrida/Lide

Segundo Lira, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou uma contribuição ao permitir que as pessoas com pensamento conservador e de direita "saiam do armário", superando um resquício de vergonha em expressar seus sentimentos por causa da ditadura militar.

"A avaliação hoje da inelegibilidade do presidente Bolsonaro é uma decisão arriscada, porque nós estamos a 3 anos e 9 meses de uma eleição. Dá tempo de o Cláudio Castro ficar forte, o governador Zema ficar forte, de o governador Tarcísio ficar mais forte. Na minha concepção, menos chance de cometer erros do que o presidente Bolsonaro cometeu durante sua campanha", disse no palco do evento Brazil Summit do Financial Times.

"Então, um candidato de direita, errando menos, com um fortalecimento de uma base que existe no Brasil, e o presidente Bolsonaro como eleitor, eu acho que o quadro fica bastante desanimador para quem quiser disputar uma eleição em 2026", afirmou Lira.

O presidente Lula (PT) também pode tentar reeleição em 2026. Embora o atual mandatário tenha até o momento descartado essa hipótese, deu declaração durante uma entrevista em fevereiro abrindo a possibilidade.

A jornalista viajou a convite do Lide

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas