Siga a folha

Descrição de chapéu Folhajus TSE

TRE-SC rejeita ação contra senador bolsonarista por uso de lojas de Hang em campanha

Processo pediu cassação de Jorge Seif por abuso de poder econômico ao usar lojas Havan

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Curitiba

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Santa Catarina rejeitou nesta terça-feira (7), por unanimidade, uma ação aberta contra o senador Jorge Seif (PL) por suposto abuso de poder econômico nas eleições do ano passado. Ainda caberá recurso ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A Aije (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) foi proposta em janeiro contra Seif pela coligação formada pelo PSD, União Brasil e Patriota, que tinha como candidato ao Senado em 2022 o ex-governador Raimundo Colombo (PSD).

O Ministério Público Eleitoral já havia se manifestado pela rejeição da ação.

Além do senador, outros alvos do processo no TRE eram os suplentes dele, Hermes Klann e Adrian da Blukit, ambos do PL, e o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan.

O senador Jorge Seif (PL-SC) e Jair Bolsonaro (PL); Seif já participou do governo do ex-presidente - Reprodução - 16.ago.23/@jorgeseif no X

Entre outras coisas, a coligação adversária sustentou que Seif usou a estrutura física e de pessoal da Havan para a campanha, como transporte aéreo, sala de gravação de lives e vídeos para redes sociais.

O caso começou a ser julgado em 26 de outubro e foi retomado na sessão desta terça.

A relatora, desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, identificou irregularidades, mas observou que elas não foram suficientes para trazer impacto ao resultado eleitoral, a ponto de justificar a cassação e a inelegibilidade de Seif.

"O conjunto de fotos e vídeos falam por si, demonstrando que o cidadão e empresário Luciano Hang se utilizou do aparato da empresa Havan para apoio à candidatura de Jorge Seif ao Senado, restando apenas verificar qual o impacto disso para o efeito de se considerar presente o abuso do poder econômico a ponto de comprometer o mandato eletivo", disse ela, em seu voto.

Outros magistrados da corte regional contestaram algumas irregularidades, divergindo da relatora, mas reforçaram que o abuso de poder econômico não estava caracterizado. Foram sete votos favoráveis a Seif e nenhum contrário.

"Não vislumbro provas suficientes do uso da estrutura da empresa Havan para beneficiar a candidatura de Jorge Seif, mas tão somente apoio e engajamento de seu proprietário àquela candidatura, com doações financeiras que possuem lastro legal na condição de pessoa física", disse o juiz Otávio José Minatto.

Seif levou no ano passado a cadeira de senador por Santa Catarina com quase 40% dos votos. Ex-secretário da Pesca de Jair Bolsonaro (PL), ele participou tantas vezes das lives de quinta-feira de Bolsonaro que ganhou o apelido de Zero Seis, seguindo a numeração que Bolsonaro deu aos cinco filhos.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas