Descrição de chapéu Folhajus TSE

Ministro do TSE condena Bolsonaro e Braga Netto em outra ação sobre 7/9

Decisão foi tomada em ação apresentada pela coligação do PT contra o ex-presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Na semana em que termina o seu mandato no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o ministro Benedito Gonçalves condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o seu ex-candidato a vice, Walter Braga Netto, à inelegibilidade em mais uma ação relacionada ao 7 de Setembro.

A decisão do ministro, que é o corregedor da Justiça Eleitoral, foi tomada em um pedido formulado pela coligação da campanha do presidente Lula (PT) nas eleições do ano passado.

Bolsonaro e Braga Netto durante entrevista coletiva no Palácio da Alvorada - Pedro Ladeira - 5.out.22/Folhapress

Na ação, a coligação apontava suposto desvio de finalidade nas comemorações do Bicentenário da Independência para "a promoção abusiva e ilícita" da candidatura de Bolsonaro à reeleição.

Eles argumentaram que o ex-presidente usou uma live para convocar os apoiadores ao evento para "marcar posição", que uma propaganda partidária informou que Bolsonaro estaria em Brasília e no Rio de Janeiro e que houve atuação do Movimento Brasil Verde e Amarelo junto ao Comando Militar do Planalto para incluir um desfile de tratores no evento em Brasília, entre outros.

Em julgamento do conjunto de ministros do TSE na semana passada, Bolsonaro e Braga Netto já haviam sido condenados à inelegibilidade por oito anos por ações que tratavam do mesmo episódio do 7 de Setembro, apresentadas pelo PDT e pela senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS).

O ex-presidente já havia sido declarado inelegível pelo mesmo prazo pelo TSE no final de junho, também por 5 votos a 2, no julgamento de uma ação que tratava de reunião com embaixadores na qual ele fez ataques e divulgou mentiras sobre o sistema eleitoral. Na ocasião, Braga Netto foi absolvido.

Assim como os processos julgados em outubro, a nova decisão não tem efeito prático em ampliar a duração da inelegibilidade de Bolsonaro, já que as penas não se somam em condenações eleitorais por campanhas do mesmo ano. No entanto, ela provoca desgaste político e pode gerar elementos que engrossem outras ações contra ele.

Agora, por se tratar dos mesmos fatos já julgados pelo plenário do TSE, Benedito Gonçalves aplicou o igual entendimento ao pedido da campanha de Lula. Ele avaliou que houve abuso de poder político e econômico pelos candidatos no ano passado.

"No entendimento assentado pela maioria do tribunal em 31/10/2023, foram comprovadas condutas dessa natureza por parte de ambos os investigados, no que diz respeito ao desvio de finalidade das comemorações oficiais do Bicentenário da Independência", disse o ministro em sua decisão.

Em relação a Bolsonaro, Benedito diz na decisão que "não há dúvidas de seu envolvimento e decisiva atuação para a consecução do objetivo ilícito, como agente público detentor de poder político que se irradiava em todos os atos praticados".

Já sobre Braga Netto, afirma que ficaram demonstradas condutas "reveladoras de sua participação ou conivência com os ilícitos". Por exemplo, por ser responsável pelo conteúdo exibido na propaganda eleitoral do PL e por estar presente na convenção que lançou a chapa de Bolsonaro e foi feito o anúncio da mudança do evento no Rio de Janeiro.

A ação envolve outras pessoas além do ex-presidente e de Braga Netto, como o pastor Silas Malafaia. Nesses casos, ainda não houve condenação e o processo continua tramitando.

OS 7 DE SETEMBRO SOB BOLSONARO

Em 2022

Bolsonaro promoveu atos de campanha, em Brasília e no Rio de Janeiro, além de repetir insinuações golpistas. No TSE, é acusado de abuso de poder político e econômico e de uso indevido dos meios de comunicação

Em 2021

Fez ataques ao STF, ameaçou desrespeitar ordens judiciais e disse que só sairia morto da Presidência. A forma como inflamou apoiadores é um dos exemplos da escalada na retórica golpista do ex-presidente —considerado pela CPI do 8/1 como mentor intelectual dos ataques às sedes dos três Poderes em janeiro de 2023.

Em 2020

Na pandemia e sem vacinas, houve cerimônia curta na frente do Palácio da Alvorada, de 16 minutos. Bolsonaro ficou sem máscara e cumprimentou a plateia

Em 2019

O primeiro desfile de Bolsonaro na Presidência ocorreu ante a erosão de sua popularidade e constrangimentos entre o então presidente e o à época ministro da Justiça e agora senador, Sergio Moro (União Brasil-PR)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.