Siga a folha

Descrição de chapéu Eleições 2024

Tarcísio diz que mudou título de eleitor para São Paulo para votar em Nunes

Governador tem atuado como cabo eleitoral do prefeito

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que mudou o endereço de seu registro eleitoral de São José dos Campos, no interior do estado, para a capital paulista, para votar no prefeito Ricardo Nunes (MDB), pré-candidato à reeleição.

Esse é mais um gesto na direção de Nunes feito por Tarcísio, que é considerado pelo grupo do prefeito como principal cabo eleitoral dele nas eleições deste ano.

Tarcísio já havia anunciado o coronel Mello Araújo (PL), uma imposição de Jair Bolsonaro (PL), como vice na chapa de Nunes.

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) ao lado do aliado, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) - Folhapress

O entorno do governador avalia que ele deve oferecer um apoio firme a Nunes ao longo da campanha —nos limites do que for viável, considerando que Tarcísio tem a máquina estadual para gerir. Alguns aliados apostam que ele deve participar de inserções na televisão e dividir palanque com o prefeito.

Se Guilherme Boulos (PSOL), principal adversário de Nunes e representante do presidente Lula (PT) na disputa, abrir vantagem nas pesquisas, é provável que Tarcísio se engaje ainda mais na campanha.

Pessoas próximas dizem que o governador irá trabalhar para que Boulos não saia vitorioso. A avaliação é que a eleição do deputado federal atrapalharia ações em conjunto com a prefeitura, já que Boulos representa e defende um projeto muito diferente do de Tarcísio.

O domicílio eleitoral de Tarcísio foi alvo de polêmica nas eleições de 2022. Tarcísio indicou à Justiça Eleitoral um apartamento em um bairro nobre de São José dos Campos, que, segundo os papéis, foi alugado diretamente de um cunhado.

Conforme a Folha revelou à época, o ex-ministro não morava no endereço que declarou como seu domicílio no estado de São Paulo.

Na ocasião, a reportagem esteve no local e ouviu do porteiro que o apartamento estava desocupado, em reforma. Questionado pela reportagem, Tarcísio admitiu não viver na cidade e que seus vínculos com o estado já foram comprovados à Justiça Eleitoral.

Durante a campanha de 2022, questionado em uma sabatina qual era o bairro do colégio em que votava, Tarcísio não soube responder. Constrangido, ele ficou em silêncio por um momento até a repórter emendar: "Fugiu à cabeça, né?"

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas