Siga a folha

Veja como cada deputado votou na PEC da Anistia, que reduz verba a negros

Proposta foi aprovada por 338 a 83 em 2º turno e agora vai ao Senado; texto institui Refis a legendas

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (11) a PEC da Anistia, que perdoa partidos que descumpriram o fundo eleitoral e reduz a verba destinada a candidaturas negras, além de instituir uma espécie de Refis, programa de refinanciamento de dívidas, às siglas.

Foram 338 votos a favor e 83 contra no segundo turno de votação. No primeiro, foram 344 votos a favor e 89 contra, além de 4 abstenções. As únicas legendas que posicionaram-se contra o texto foram o PSOL e a Rede, que possuem federação, e o Novo. Ambos eram os únicos opositores do projeto.

Para uma proposta de emenda à Constituição ser aprovada, são necessários três quintos dos congressistas, ou seja, ao menos 308 votos, e em duas rodadas de votação.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), em sessão da Casa de análise da PEC da Anistia, em Brasília - Folhapress

O novo texto da medida engloba também anistia e imunidade tributária a partidos, suas fundações e institutos. Ele conta com o apoio de praticamente todas as legendas, do PT de Lula ao PL de Jair Bolsonaro.

A PEC da Anistia propõe rebaixar a cota racial formalmente para 20%, concentrando 80% do dinheiro público de campanha nas mãos de brancos, e flexibilizar o cumprimento dos valores mínimos para mulheres e pessoas negras.

Veja como cada deputado federal votou na PEC da Anistia:

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas