Siga a folha

Descrição de chapéu Voluntariado na Educação

Quer fazer trabalho voluntário? Veja o que você precisa saber

Antes de procurar uma ONG, considere suas habilidades e identifique sua causa

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Quem deseja se dedicar a um trabalho voluntário deve buscar uma instituição idônea, na qual os seus conhecimentos e habilidades possam ser úteis. Mas, segundo especialistas em terceiro setor e representantes de organizações, o mais importante é ter comprometimento.

"Para ser um bom voluntário, é preciso ter rotina e boa vontade para fazer bem um serviço sem receber remuneração e sem descuidar. Não pode ser um fardo", diz Vânia Escandura, 59, voluntária na Fundação Dorina Nowill, que se dedica à inclusão de pessoas cegas e com baixa visão.

Há quatro meses, ela e o pai, Alfio Escandura, 89, compartilham a função de digitar notas fiscais para a instituição. "Nunca deixei de trabalhar, mas tive a oportunidade de participar desse trabalho e isso encheu o vazio que eu sentia. Com uma atividade assim, você se recupera da inércia."

A possibilidade de atuar em divisões administrativas, prestando apoio jurídico e contábil, ampliou-se com a pandemia, afirma Marina Frota, diretora da plataforma Atados, que conecta instituições a voluntários. Também cresceu o número de vagas para atuar a distância —na plataforma, houve aumento de 271,3% entre os meses de março e junho de 2020 em comparação com o mesmo período de 2019.

Antes de iniciar a busca por uma entidade, é preciso identificar uma causa preferida e considerar as próprias habilidades, diz a advogada Priscila Pasqualin, sócia responsável pela área de filantropia e investimento social do escritório PLKC Advogados.

Para auxiliar nesse processo, o Idis (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social) disponibiliza em seu site a ferramenta Descubra sua Causa, que aplica um questionário breve e didático.

Também é interessante contribuir em ocasiões pontuais com entidades que atuem em causas diversas para descobrir com qual delas há maior identificação, afirma Frota.

Conversar com amigos e observar iniciativas no bairro são modos de encontrar um local confiável. É possível ainda buscar referências em fontes com credibilidade —por exemplo, o Mapa das Organizações da Sociedade Civil, do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), e os prêmios Melhores ONGs e Empreendedor Social, realizado pela Folha.

Ações corporativas são outra maneira de conhecer boas associações. Até mesmo iniciativas pontuais promovidas por empresas em parceria com uma organização são eficazes para atrair funcionários dispostos a integrar a equipe de voluntários, diz Graça Oliveira, responsável pela área de voluntariado da Fundação Dorina Nowill.

Segundo Pasqualin, em vagas fixas, é importante assinar um termo de adesão, previsto na lei nº 9.608, para formalizar questões acordadas entre instituição e voluntário, como atividades, carga horária e auxílio. Em serviços pontuais, o contrato verbal já é válido.

Para garantir o engajamento, a pessoa deve buscar atividades que saiba fazer bem e que lhe deem prazer, mas também é fundamental que a entidade forneça todas as orientações necessárias para o desenvolvimento do trabalho.

"O voluntariado tem que representar a instituição. É muito importante que a organização diga quais são seus objetivos, valores e propostas para os colaboradores", afirma Eloisa Aquino, coordenadora de voluntariado na Gastromotiva, que distribui refeições e forma cozinheiros com ênfase em gastronomia social e combate ao desperdício.

O serviço na cozinha é a porta de entrada mais comum na ONG, mas não a única possibilidade. Há também vagas em comunicação, captação de recursos e outros setores que permitem trabalho remoto.

Para atuar com ​mentoria de jovens ou líderes sociais na ONG Gerando Falcões, é preciso que o voluntário tenha ensino superior completo em qualquer área e uma experiência no mercado de trabalho. O principal requisito, porém, é estar disposto a se empenhar, aprender e doar tempo e conhecimento, afirma Ana Paula Leite Cordeiro, diretora de gente e gestão da entidade, voltada à promoção social de crianças e adolescentes das favelas.

Mentor voluntário na instituição há dois anos, o administrador Marcelo Zenga, 55, atende semanalmente jovens de 14 a 21 anos em situação de vulnerabilidade social e os auxilia a desenvolver planos de carreira. Ele, que foi executivo de empresas, já acompanhou estudantes que sonhavam com áreas como fotografia e mecânica de aeronaves.

"Quando um jovem da periferia chega a uma entrevista, ele percorreu uma jornada difícil. Dedicar tempo e entregar ferramentas socioemocionais é uma maneira de dar equidade ao processo", diz ele.​


Onde buscar ONG

Rede Folha de Empreendedores Socioambientais Reúne organizações finalistas do Prêmio Empreendedor Social, realizado pela Folha
folha.uol.com.br/empreendedorsocial/rede-folha/

Atados Buscador de vagas em ONGs. É possível filtrar por causa, local ou habilidade
atados.com.br

Descubra sua Causa Questionário que direciona para uma causa e recomenda instituições
descubrasuacausa.net.br

Busca Voluntária Dá para pesquisar vagas por habilidade, local, turno e forma de trabalho
buscavoluntaria.com.br/vagas

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas