Cerimônia pop anuncia e celebra as iniciativas vencedoras do prêmio 2021

Com paródias de Timbalada a Gilberto Gil, evento homenageia brasileiros de destaque na pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Foi no embalo de ritmos e canções brasileiras famosas que o Prêmio Empreendedor Social do Ano em Resposta à Covid-19 apresentou seus finalistas e vencedores na noite da terça-feira (30).

Em transmissão pela TV Folha, as artistas Livia La Gatto e Renata Maciel cantaram paródias de Timbalada a Gilberto Gil para contar a história dos 12 finalistas da premiação.

Os apresentadores Adriana Couto e Leo Madeira conduziram a cerimônia virtual do auditório da Folha, tendo ao fundo a vista noturna de São Paulo, que se vislumbra do 9° andar do prédio do jornal.

As artistas Livia La Gatto e Renata Maciel levaram paródias para a cerimônia do Prêmio Empreendedor Social 2021 - Jardiel Carvalho/Folhapress

Os campeões das categorias Emergência Sanitária, Inclusão Social e Produtiva, Inovação para a Retomada, Soluções Comunitárias e Escolha do Leitor foram revelados ao longo de cinco blocos.

Leonardo Letelier (Fundos Filantrópicos contra Covid-19), Alan Almeida e Carla Cristina (Aceleradora dos Parças), Adriana Mallet (Telemedicina SAS Brasil) e Stella Maris Monteiro (Mãe e Muito+) foram, respectivamente, os vencedores em cada categoria, de acordo com a escolha do júri.

Na melodia de 'Roda Viva', de Chico Buarque, a iniciativa Robótica Espacial nas Escolas, que leva curso para alunos de escolas públicas, se tornou 'Robô grande, robo pequeno/Alex criou esse jogo/Que agora tem até missão.'

"Gita", de Raul Seixas, emprestou seus acordes para Stella Maris, a Tia Stellinha, vencedora com o projeto Mãe e Muito+: 'Eu sou mãe de cinco filhos/E também já fui camelô/Consegui fazer faculdade/E mãe e muito mais hoje sou.'

A premiação contou com minidocumentários gravados com os finalistas, mostrando o impacto de suas ações. Trouxe ainda depoimentos dos padrinhos e madrinhas das causas sobre o mundo pós-pandemia — artistas como Claudia Raia, Ingrid Guimarães, Ivete Sangalo, Giovanna Lancelotti e Xuxa Meneghel.

"Depois de ver tantas iniciativas que pareciam um milagre, é impossível não ficar otimista", disse Regina Casé, em vídeo, logo na abertura da transmissão.

Assim que eram anunciados, os vencedores foram chamados pelos mestres de cerimônias para uma entrada ao vivo, por videoconferência, para celebrar e agradecer.

"Vocês trabalharam em um desafiador e até mesmo adverso ambiente, vocês persistiram não obstante frustrações", disse Hilde Schwab, presidente da Fundação Schwab, correalizadora do prêmio. "E coletivamente transformaram a vida de milhares no Brasil e ao redor do mundo."

Porta-vozes dos patrocinadores desta 17ª edição também participaram com mensagens em vídeo, destacando o papel dos empreendedores sociais na pandemia e também na retomada.

"Que possamos aprender com este trabalho coletivo pra enfrentar os inúmeros desafios sociais que temos no país", afirmou Paulo Boneff, gerente geral de responsabilidade social da Gerdau.

"O olhar de oportunidade no contexto de crise mostra toda a potência que temos como sociedade para resolver problemas complexos de forma criativa e efetiva", disse Carla Crippa, VP de relações corporativas da Ambev.

Para Daniela Redondo, do Instituto Coca-Cola, os empreendedores sociais "trouxeram soluções inovadoras focadas em questões críticas de saúde e inclusão produtiva".

"A principal contribuição dos empreendedores sociais foi agilidade e capilaridade em alcançar os menos favorecidos", afirmou Marcos Bicudo, presidente da Vedacit.

Já Rafael Lucchesi, diretor geral do Senai, espera que o Brasil que vai emergir da pandemia seja um país que cuide mais das pessoas. "A agenda sanitária será o legado."

A cerimônia pode ser assistida no YouTube da TV Folha. No encerramento da premiação, Livia La Gatto e Renata Maciel deram uma palinha para 2022, em uma paródia de "Palco", de Gilberto Gil. "Ano que vem tem mais."

O Prêmio Empreendedor Social tem patrocínio de Gerdau, Ambev, Sesi/Senai, Coca-Cola e Vedacit e parceria estratégica de Ashoka, ESPM, Fundação Dom Cabral, Pacto Global e UOL. ​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.