Siga a folha

Descrição de chapéu apple google

Google abandona ferramenta da Apple que rastreia navegação de usuários do iPhone

Medida foi informada pouco antes de a Apple começar a aplicar novas regras de transparência de rastreamento

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Califórnia | Reuters

Os aplicativos do Google para iPhone, como o Maps e o YouTube, deixarão de usar uma ferramenta da Apple que permite a personalização de anúncios, evitando uma notificação da Apple que informa aos usuários que sua navegação está sendo rastreada.

A medida foi informada em publicação no blog da Alphabet, dona do Google, nesta quarta-feira (27), pouco antes de a Apple começar a aplicar novas regras de transparência de rastreamento.

Logo do Google em um dos complexos de escritórios da empresa em Irvine, Califórnia, nos EUA - REUTERS/Mike Blake

A Apple há anos fornece aos aplicativos um identificador exclusivo, conhecido como IDFA, para ajudá-los a conectar o mesmo usuário em vários programas. O código pode ser essencial para determinar a quem exibir um anúncio e rastrear se isso os levou a fazer uma compra.

Mas a Apple disse que exigirá que os aplicativos informem os usuários por meio de uma mensagem pop-up para obter seu consentimento para acessar seu IDFA.

O Facebook e outros desenvolvedores de aplicativos estão preocupados que o aviso possa desencorajar os usuários de concordar com o rastreamento e prejudicar as vendas de anúncios.

Como os usuários dos aplicativos do Google normalmente estão logados, ele tem uma alternativa de rastreamento ao IDFA e, como tal, seu negócio principal de publicidade provavelmente não seria afetado pelas mudanças da Apple.

Mas a empresa alertou em seu blog que editoras e anunciantes que contam com seu software de anúncios para dispositivos móveis terão resultados mais fracos sem acesso ao IDFA.

Embora o Google esteja desenvolvendo alternativas para clientes, elas podem não estar prontas imediatamente, disse.

O Google acrescentou que os clientes podem usar seu software independentemente de mostrarem o pop-up e obterem o consentimento necessário, e não está fazendo recomendações sobre o que devem fazer.

A Apple não foi encontrada para comentar o assunto.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas