Siga a folha

Descrição de chapéu inteligência artificial

AMD lança semicondutores para competir com Nvidia

Semicondutores de inteligência artificial servirão para tudo, desde centros de dados até computadores portáteis avançados

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Taipé (Taiwan) | AFP

A empresa americana AMD apresentou nesta segunda-feira (3) em Taiwan seus novos semicondutores de inteligência artificial (IA) que servirão para tudo, desde centros de dados até computadores portáteis avançados, intensificando sua competição com o líder do mercado, Nvidia.

Nos últimos dois anos, a demanda por processadores especializados que ajudam a desenvolver e executar aplicativos de IA, como o ChatGPT, disparou.

A CEO da AMD, Lisa Su, durante evento em Taiwan - Ann Wang - 3.jun.24/Reuters

Apesar da posição dominante da Nvidia, a AMD emergiu como um de seus principais concorrentes, e sua diretora-executiva Lisa Su afirmou que os processadores de próxima geração dessa empresa competirão com a oferta de rivais como a Nvidia.

"A IA é nossa prioridade número um e estamos no início de um momento incrivelmente emocionante na indústria, em que a IA transforma virtualmente todos os negócios, melhora nossa qualidade de vida e modifica cada parte do mercado de computação", declarou Su na Computex, a feira tecnológica de Taiwan.

Também anunciou que a AMD terá um ciclo anual de atualizações para seus aceleradores avançados, e o mais recente, Instinct MI325X, será lançado neste ano.

O CEO da Nvidia, Jensen Huang, anunciou na Computex uma atualização anual semelhante para seus principais produtos.

Em sua intervenção, Su apresentou executivos da Microsoft, HP, Lenovo e Asus que promoveram a incorporação de processadores Ryzen, da AMD, em seus computadores de IA.

A Microsoft apresentou semanas atrás seus computadores Copilot+, que terão um sistema operacional Windows com IA incorporada.

O executivo da Microsoft Satya Nadella disse na segunda-feira que os processadores Ryzen serão incorporados a esses computadores.

Vários pesos pesados da indústria de semicondutores chegaram este ano à Computex.

O executivo da Qualcomm, Cristiano Amon, o CEO da Intel, Pat Gelsinger, e Rene Haas do gigante britânico Arm também têm previsto dar discursos.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas