Siga a folha

Descrição de chapéu Tecnologia para todos

Remuneração de músicos não acompanha o crescimento das plataformas de streaming; ouça podcast

Episódio do Play Nosso de Cada Dia discute oportunidades e limites das ferramentas digitais

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Plataformas de streaming, entre elas Spotify e Deezer, impulsionaram a indústria musical para o sexto ano consecutivo de crescimento em 2020 e agora já garantem 62,1% de todo o faturamento desse mercado no mundo. Os dados são da Federação Internacional da Indústria Fonográfica.

No entanto, por trás da expansão deste serviço, ainda há muitos artistas com dificuldades para alcançar novos públicos e conquistar uma remuneração justa com a música no streaming.

Para melhor analisar esse impasse, o podcast Play Nosso de Cada Dia discute tecnologia e desigualdade na indústria musical.

O episódio tem entrevistas com os artistas Japãozin e Paula Azzam, com o editor de metadados Filipe Monteiro Lago, com o pesquisador Leonardo De Marchi e com Roni Maltz, diretor-executivo do Sua Música, serviço de streaming do Nordeste.

Este podcast faz parte da série Tecnologia para Todos, produzida pelos participantes do Lab 99+Folha de Jornalismo, que ofereceu oficinas de jornalismo a estudantes e jovens recém-formados de todo o Brasil. A narração é de Henrique Votto e Luísa Carvalho, produção de Gabriel Araújo e Pedro Vinícius, e edição de som de Giovana Christ.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas