Quem viaja em um trem de subúrbio da ferrovia São Paulo Railway até São Bernardo (naquela época, a cidade englobava outros atuais municípios do ABC paulista) vê que o serviço de limpeza e manutenção dentro dos vagões está sendo mal executado.
Incômodos, sujos, estragados, sem toalhas nos lavatórios, eis os vagões da primeira classe que a Companhia Inglesa põe a serviço lá.
Além disso, é cobrada a exorbitância de 800 réis para o trajeto de 18 km entre a estação da Luz a São Bernardo. Para comparação, a passagem a Mogi das Cruzes (trecho de 54 km), da ferrovia Central do Brasil, custa 900 réis.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.