Bom Pra Cachorro

Um blog sobre o melhor amigo do homem

Alpinistas resgatam cachorro perdido na montanha mais alta do México

Cachorro teria subido Pico de Orizaba com visitantes, atraído por comida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um cachorro que estava perdido no Pico de Orizaba, o mais alto do México, foi resgatado por um grupo de alpinistas e com a ajuda de uma mochila.

O cachorro teria subido a montanha acompanhando visitantes, atraído por comida. Porém, o retorno não foi tão simples. Ali, ele enfrentou neve e frio.

Canelo, cachorro resgatado de montanha no mexico
Canelo, transportado em uma mochila durante a descida da montanha - Layo Aguilar no Facebook

Não se sabe exatamente quanto tempo ele ficou no pico. Jornais locais dizem que ele teria enfrentado situações adversas durante cerca de um mês. Nesse período, teria se abrigado em refúgios e recebido alimentos de montanhistas.

Um alpinista chegou a tirar fotos do animal, mas não conseguiu fazer com que ele, sozinho, deixasse a montanha. Foi quando começou uma mobilização para resgatar Canelo.

Segundo o jornal Milenio, a protetora e alpinista Fátima del Ángel Palacios procurou o montanhista Hilario Aguilar Aguilar, morador de Puebla, e ambos coordenaram a operação. Integrantes da Escola de Alta Montanha do Clube Alpino Mexicano, então, subiram a face sul em busca de Canelo, um doguinho caramelo.

A preocupação era que o animal sofresse com hipotermia ou que a exposição prolongada aos reflexos do sol na neve afetasse sua visão.

No topo, os resgatistas encontraram um cachorro dócil, com a pata machucada e os olhos vermelhos, com fome e sede.

Como a descida não era fácil, os alpinistas traçaram uma estratégia: esvaziaram a maior de suas mochilas e, depois de certa resistência, acomodaram o peludo para o transporte.

Imagens do trajeto foram divulgadas em rede social por Layo Aguilar no dia 22.

O cachorro foi deixado sob os cuidados de Fátima e levado a uma clínica veterinária. Apesar de desnutrido, está bem e passou por exames.

Depois de recuperado, Canelo será castrado e colocado para adoção.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.