Bom Pra Cachorro

Um blog sobre o melhor amigo do homem

Descrição de chapéu Pets Páscoa

Aprenda a fazer trufa e ovo de Páscoa sem chocolate para o pet

Petisco deve ser oferecido em pequenas quantidades, sem excessos, e se o peludo não tiver restrição alimentar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cachorro não pode comer chocolate, mas não precisa ficar sem ganhar uma guloseima na Páscoa.

Pet shops vendem produtos específicos para os peludos, que não fazem mal. Mas o mimo pode ser feito em casa, também sem chocolate, que é tóxico para os animais.

Cachorro e ovo de páscoa
- Adobe Stock

"Os tutores sempre estão com dúvida se o chocolate fará bem ou mal para o pet, pois, todos gostam de partilhar aquele pedacinho com eles. No entanto, pais e mães de pets precisam ficar cientes de que a intoxicação por chocolate está entre as causas de envenenamentos mais comuns", afirma a médica veterinária Thais Matos, especialista da área de segurança e confiança da DogHero.

Os sintomas variam conforme o porte do animal e a porção ingerida, mas o risco de intoxicação é maior com chocolate amargo. "Mesmo um pedaço pequeno de qualquer chocolate, pode provocar intoxicação no animal de estimação e causar sintomas de hiperatividade e excitação, respiração ofegante, batimentos cardíacos acelerados ou arrítmicos, tremores musculares, convulsões, febre, vômitos, entre outros."

Veja abaixo receitas de trufa e ovo de Páscoa —sem chocolate— para compartilhar com o pet. Mas, confirme se seu cachorro é alérgico a algum dos ingredientes ou tem restrição alimentar. Em caso de dúvida, consulte o veterinário.

E lembre-se: guloseimas devem ser oferecidas como petiscos, em pequenas quantidades, sem excessos. Além disso, pets geralmente não estão menos acostumados a variar a alimentação, e isso pode causar desconfortos gastrointestinais.

Ovo de Páscoa para o pet

Ingredientes
100g de alfarroba em barra (pode ser encontrada em lojas de produtos naturais)
⅓ de xícara de água
½ xícara de coco ralado;
Óleo de coco para untar (opcional);

Derreta as barras de alfarroba em fogo baixo com a água. Quando o conteúdo ficar menos consistente do que o ponto do brigadeiro, desligue o fogo e misture o coco ralado.

Coloque, o conteúdo em forminhas de ovos de Páscoa de 30 g. Se preferir, unte com óleo de coco a forma, que pode ser de plástico ou silicone (mais fácil para desenformar).

Os ovinhos não serão ocos, mas poderão ser maiores ou menores, conforme o preenchimento da forma.

Cubra com plástico filme e deixe os ovos na geladeira por pelo menos cinco horas.

Como fazer ovo de páscoa para o pet
Ovo de Páscoa para pet - DogHero

Trufa para pet

Ingredientes
½ xícara de chá de pasta de amendoim sem açúcar
1 colher de sopa de mel natural
4 colheres de sopa de manteiga
1 copo de aveia
¼ de copo de frutas secas (abacaxi é uma boa opção)
¼ de copo de alfarroba

Em uma panela, derreta a pasta de amendoim, o mel e a manteiga, mexendo sempre, até misturar bem os ingredientes.

Coloque o conteúdo da panela sobre a aveia, as frutas secas e alfarroba, misturando bem. Cubra uma assadeira com uma folha de papel manteiga e, com uma colher, separe as trufas em pequenas porções.

Deixe no freezer até congelar. Retire e sirva ao cãozinho, com moderação.

Segundo a DogHero, que divulgou as receitas, a pasta de amendoim é rica em vitamina E, que ajuda a aumentar a imunidade do pet. O mel natural tem propriedades antibióticas, contribuindo para a imunidade. A aveia possui fibras que facilitam a digestão, e a alfarroba é rica em açúcares naturais e contêm vitaminas e minerais.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.