Bom Pra Cachorro

Um blog sobre o melhor amigo do homem

Descrição de chapéu Pets

Mutirão leva produtos e serviços para pessoas em situação de rua e seus pets em 7 capitais

Ação especial reúne o projeto Moradores de Rua e Seus Cães, editora MOL e Petz

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma ação realizada em sete capitais levou neste domingo (30) serviços e produtos para pessoas em situação de rua e seus animais de estimação.

O mutirão uniu o projeto MRSC (Moradores de Rua e Seus Cães), a editora MOL e a Petz, além de voluntários, e marca dois eventos celebrados neste mês: o Dia Mundial dos Animais de Rua, lembrado dia 4, e a Páscoa, no dia 9.

Com isso, crianças receberam ovos de chocolate durante a ação deste domingo —a de número 95 do MRSC. Mas não faltaram lanches, kits e cuidados de higiene para os humanos, ração e serviços de saúde para os pets, como aplicação de vacina e preventivos contra pulgas e carrapatos.

Ação do projeto Moradores de Rua e Seus Cães em parceria com editora MOL e com a Petz realizada no largo do Arouche
Animais atendidos pela ação no largo do Arouche, em São Paulo - Samuel Laurentino/Editora MOL

O mutirão ocorreu em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Florianópolis e Porto Alegre.

Na capital paulista, a ação foi realizada no largo do Arouche, onde foram atendidos cerca de 250 pessoas e 150 animais.

Ali, além de ovos de Páscoa para as crianças, lanches e kit higiene, foram oferecidos banho solidário, corte de cabelo e roupas novas para os humanos. Pets também puderam tomar banho.

Eduardo Leporo, idealizador do MRSC, lembra que a importância social da ação está na inclusão e conta que o grupo já atendeu cães com oito anos que nunca haviam tomado banho.

"A missão da MRSC é lançar luz sobre a população em situação de rua, que é socialmente invisibilizada e excluída, oferecendo café da manhã, banho e atendendo os seus animais, que sempre os acompanham", afirma.

Giulliana Tessari, gerente técnica do Programa Adote Petz, diz que a parceria com MRSC surgiu em 2020, durante a pandemia, e que esse apoio fortaleceu a cultura do voluntariado na empresa, com várias pessoas se prontificando a ir às ações.

Já Joana Darc Leal, coordenadora de relacionamento com ONGs da MOL, afirma que ao comprar os produtos da Coleção Bichos em uma unidade da Petz, os clientes do pet shop "são agentes de transformação social".

Segundo a editora, em cinco anos de parceria com o Grupo Petz, já foram doados mais de R$ 6 milhões para a causa animal a partir da venda de livros, álbuns, jogos calendários e outros produtos socioeditoriais temáticos.

O MRSC, que completou sete anos em dezembro, costuma fazer ações mensais nas ruas de São Paulo.

No fim do ano passado, foi realizada uma mega-ação de Natal, também envolvendo sete estados.

Na ocasião, Leporo lembrou que o grupo passou a atender moradores de ocupações após a pandemia.

"Com o início da pandemia, a gente percebeu a necessidade de atender também as pessoas que moram em ocupações, que tinham seu trabalho, pagavam seu aluguelzinho social, passaram a não ter mais condições de arcar com essas despesas, das suas crianças, do seu aluguel, da sua alimentação, dos seus pets."

Em outubro, mês das crianças, o projeto fez outra mega-ação, em seis cidades, também em parceria com a editora MOL e a Petz.

Siga o Bom Pra Cachorro no Twitter, Instagram e Facebook

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.