Brasília Hoje

Bastidores, vídeos e análises de economia e política. De segunda a sexta-feira.

Brasília Hoje -
Descrição de chapéu União Europeia

Vídeos do sistema de segurança da embaixada da Hungria mostram Bolsonaro no local por dois dias

NYT analisou imagens da missão diplomática em Brasília após a operação da PF que apreendeu o passaporte do ex-presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O jornal americano New York Times diz que as câmeras da embaixada da Hungria, em Brasília, mostram que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estava acompanhado de dois seguranças quando permaneceu nas dependências da missão diplomática por dois dias. Ele teria permanecido no prédio de 12 de fevereiro a 14 de fevereiro.

Um funcionário da embaixada da Hungria confirmou ao NYT o plano de receber Bolsonaro na embaixada. Caso permanecesse dentro da missão diplomática, Bolsonaro não poderia ser alvo de uma ordem de prisão, por exemplo, por tratar-se de prédio protegido pelas convenções diplomáticas.

Bolsonaro se encontra com o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, em viagem a Buenos Aires para a posse de Javier Milei em dezembro do ano passado. - Reprodução-09;Dez.23/@BolsonaroSP no X

Quatro dias antes, a Polícia Federal havia apreendido o passaporte de Bolsonaro, no âmbito de uma investigação que apura uma trama golpista liderada pelo ex-presidente para mantê-lo no poder apesar da derrota eleitoral para Lula (PT).

O ex-presidente é aliado próximo do líder da Hungria, Viktor Orbán, um dos principais expoentes da extrema-direita na Europa.

Leia a reportagem completa: Bolsonaro ficou 2 dias na embaixada da Hungria logo após ação da PF, diz NYT

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.