Bolsonaro ficou 2 dias na embaixada da Hungria logo após ação da PF

Investigação do jornal americano New York Times analisou câmeras de segurança da missão diplomática em Brasília

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Vídeos do sistema de segurança da embaixada da Hungria em Brasília mostram que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permaneceu na missão diplomática por dois dias após uma operação da Polícia Federal que apreendeu seu passaporte.

De acordo com o jornal New York Times, as imagens captadas mostram Bolsonaro em frente à missão diplomática no dia 12 de fevereiro.

Quatro dias antes, a Polícia Federal havia apreendido o passaporte de Bolsonaro, no âmbito de uma investigação que apura uma trama golpista liderada pelo ex-presidente para mantê-lo no poder apesar da derrota eleitoral para Lula (PT).

Bolsonaro se encontra com o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán - Attila Kisbenedek -17.fev.22/AFP

O jornal americano diz que as câmeras mostram que Bolsonaro estava acompanhado de dois seguranças. Ele teria permanecido no prédio de 12 de fevereiro a 14 de fevereiro.

Um funcionário da embaixada da Hungria confirmou o plano de receber Bolsonaro na embaixada, segundo o New York Times.

Caso permanecesse dentro da missão diplomática, Bolsonaro não poderia, em tese, ser alvo de uma ordem de prisão, por exemplo, por tratar-se de prédio protegido pelas convenções diplomáticas.

O ex-presidente é aliado próximo do líder da Hungria, Viktor Orbán, um dos principais expoentes da extrema-direita na Europa.

Ele se encontrou com Orbán em Buenos Aires, em dezembro de 2023, durante a posse do presidente da Argentina, Javier Milei.

Um vídeo publicado nas suas redes sociais à época mostra Bolsonaro apresentando o premiê húngaro à comitiva de cerca de 20 políticos. "Estamos longe, Brasil e Hungria, mas gostamos de futebol e de política", falou Orbán em tom descontraído ao grupo que os esperava do lado de fora.

No mesmo dia em que chegou à embaixada da Hungria em Brasília, Bolsonaro divulgou vídeo convocando apoiadores para manifestação na Avenida Paulista em seu apoio no dia 25 de fevereiro.

No vídeo da convocação, o ex-presidente pediu aos apoiadores que não levassem faixas e cartazes contra ninguém e falassem em ato de apoio ao que chamou de "estado democrático de direito". "Nesse evento eu quero me defender de todas as acusações que têm sido imputadas à minha pessoa nos últimos meses", afirmou.

O ato terminou por reunir milhares de simpatizantes em São Paulo e foi uma demonstração de força política do ex-mandatário. Ele pediu anistia aos processados pelos atos golpistas de 8 de janeiro.

Na reportagem, o jornal descreve os momentos em que Bolsonaro aparece no sistema interno de segurança da embaixada. O carro com o ex-presidente chega na missão diplomática por volta das 21h do dia 12 de fevereiro, uma segunda-feira. Os registros indicam que ele teria sido albergado na parte do edifício em que há apartamentos para visitas.

O ex-presidente surge ainda caminhando pelo estacionamento da embaixada no dia seguinte. Ele deixa o complexo no meio da tarde do dia 14.

De acordo com o New York Times, funcionários locais da embaixada não estavam trabalhando por causa do feriado de Carnaval. Eles teriam sido comunicados no dia 14 para permanecerem em casa até o final da semana, ainda segundo a publicação.

O embaixador húngaro no Brasil é Miklós Halmai. A Folha procurou a missão diplomática, mas não obteve resposta.

A Hungria, um país pós-comunista de 10 milhões de habitantes, se tornou referência para conservadores em todo o mundo. Isso não aconteceu por acaso: foi uma política de Estado pensada meticulosamente por Orbán.

Em paralelo ao investimento do governo húngaro na construção de um soft power veio o desmonte da democracia húngara. O primeiro-ministro governa desde 2010 com uma maioria de dois terços do Parlamento, o que permitiu que ele aprovasse uma nova Constituição.

Institutos que medem a qualidade das democracias no mundo, opositores e jornalistas dizem que Orbán minou a independência do Judiciário, tomou conta do mercado de mídia, sufocou ONGs e universidades, aprovou leis contra minorias, como a comunidade LGBTQIA+ e os imigrantes, e redefiniu distritos eleitorais para favorecer o partido dele.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.