Brasília Hoje

Bastidores, vídeos e análises de economia e política. De segunda a sexta-feira.

Brasília Hoje -
Descrição de chapéu Governo Lula FGTS

Renda informal e alto custo de imóveis dificultam acesso ao Minha Casa, Minha Vida no Norte

Governo Lula vai conceder desconto maior para reduzir o peso do valor da entrada para essas famílias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governo federal identifica duas razões principais para que os moradores do Norte enfrentam maiores obstáculos para acessar os financiamentos do Minha Casa, Minha Vida.

O diagnóstico mostra a preponderância da renda informal, o que dificulta a análise de crédito das famílias pela instituição financeira. Além disso, os imóveis têm um custo mais elevado porque há uma restrição de oferta (com atuação de poucas construtoras) e maiores gastos com logística para transportar materiais de construção.

O ministro Jader Filho e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em cerimônia de entrega de casas em cidade do Pará, na região Norte - Anderson Coelho - 17.jun.2023/AFP

Assim, o governo Lula vai conceder um desconto maior para reduzir o peso do valor da entrada para essas famílias, bem como pode mitigar a percepção de risco da operação perante o banco.

No ano passado, os financiamentos do Minha Casa, Minha Vida consumiram R$ 97,4 bilhões em recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), dos quais apenas R$ 2,44 bilhões foram acessados por famílias da região Norte. Isso significa uma proporção de apenas 2,51%.

Leia a reportagem completa: Governo Lula prepara subsídio extra para região Norte no Minha Casa, Minha Vida

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.