Brasília Hoje

Bastidores, vídeos e análises de economia e política. De segunda a sexta-feira.

Brasília Hoje -
Descrição de chapéu Governo Lula

Governistas fazem acordo com oposição na CCJ e transformam convocação de Pimenta em convite

Ministro deverá comparecer à comissão da Câmara na segunda semana de junho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Deputados que integram a base do governo Lula (PT) no Congresso fizeram um acordo com parlamentares da oposição e transformaram um pedido de convocação do ministro Paulo Pimenta em convite (quando não é obrigatória a participação).

O requerimento estava na pauta da sessão da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados desta terça-feira (28). Pimenta deverá comparecer à comissão na segunda semana de junho —no dia 11 ou 12 de junho.

Caso Pimenta não compareça na data, os parlamentares deverão aprovar um requerimento de convocação do ministro.

Durante a sessão desta terça, os deputados Alencar Santana (PT-SP) e Rubens Pereira Jr. (PT-MA), que são vice-líderes do governo na Casa, procuraram o deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP), autor do requerimento, e firmaram o acordo.

Ministro extraordinário da reconstrução do Rio Grande do Sul, Pimenta deverá esclarecer aos parlamentares sobre o uso da Polícia Federal para investigar e responsabilizar quem divulga notícias falsas relacionadas com a tragédia climática no estado.

No requerimento, Bilynskyj diz que a medida "demonstra abuso de poder, tentativa de censura do cidadão e de parlamentares, assim como, o uso da máquina pública para perseguição política de opositores".

Paulo Pimenta visita abrigo em São Leopoldo (RS), pouco antes de ser nomeado ministro extraordinário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul - Pedro Ladeira - 15.mai.2024/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.