Ciclocosmo

Um blog para quem ama bicicletas

Ciclocosmo - Caio Guatelli
Caio Guatelli
Descrição de chapéu ciclismo

Filippo Ganna, o ciclista mais rápido da história

Italiano quebrou recorde que perdurava desde 1996

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Com a marca de 56,792 Km pedalados em uma hora dentro de velódromo, o italiano Filippo Ganna tornou-se neste sábado (8), na Suíça, o ciclista mais rápido da história.

O feito unifica o recorde da hora não oficial, de 56,375 Km, conquistado em 1996 pelo britânico Chris Boardman, com o recorde da hora oficial, de 55,548 Km, obtido há pouco mais de um mês pelo também britânico Dan Bigham.

O italiano Filippo Ganna ao quebrar o recorde da hora, na tarde de sábado (8), em velódromo da Suíça - AFP

"Acho esse resultado incrível. 56,792 Km não é ruim. Na próxima vez vou tentar em outra parte da temporada, com as pernas mais frescas. Podemos melhorar mais, novamente", disse Ganna logo após a conquista.

A marca de 1996, conquistada por Boardman, foi retirada da lista oficial em 2000, quando a UCI (União Ciclística Internacional) anulou as conquistas realizadas em posturas que coloquem o ciclista fora dos padrões tradicionais do esporte. O recorde de Boardman, obtido em uma postura conhecida como "Superman" —com os braços esticados à frente do ciclista—, foi então diminuído para o topo de uma categoria chamada de "Melhor Esforço Humano".

Para unificar os recordes, Filippo Ganna usou uma bicicleta que mantém o ciclista na posição regular, mas que teve ajustes milimétricos de mecânica e aerodinâmica, ao custo de 75 mil Euros (R$ 380 mil).

Até hoje, o recorde da hora já passou pelas pernas de 34 ciclistas, nenhum deles era brasileiro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.