Ciclocosmo

Um blog para quem ama bicicletas

Ciclocosmo - Caio Guatelli
Caio Guatelli

Justiça ouve acusado de dirigir bêbado, atropelar e matar o ciclista Claudemir Kauã

Ciclistas se reúnem às 13h para uma pedalada até o Fórum da Barra Funda, onde farão ato

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um ano após atropelar e matar o ciclista entregador Claudemir Kauã dos Santos Queiroz, o empresário Rafael Maurício Moraes Diniz é interrogado pela justiça de São Paulo.

Diniz, hoje com 40 anos, responde em liberdade pelo crime de homicídio e dolo eventual (quando se assume o risco de matar) por estar alcoolizado no momento em que atropelou Kauã. A audiência teve início às 13h de hoje no Fórum Criminal da Barra Funda.

ciclistas de mochila observam manifestação
Cicloentregadores instalam uma 'ghost bike' no local onde Kauã foi atropelado e morto pelo empresário Rafael Mauricio Soares Diniz, no Butantã, zona oeste de São Paulo - George Queiroz

Kauã tinha apenas 17 anos e estava trabalhando com sua bicicleta e uma mochila de aplicativo de entregas quando foi atropelado pelo carro de Diniz. O veículo de luxo modelo Volvo V40 atingiu Kauã pelas costas e o arrastou por cerca de 100 metros na avenida Corifeu de Azevedo Marques, região do Butantã, zona oeste da cidade de São Paulo.

O cicloentregador chegou a ser socorrido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mas não resistiu.

De acordo com o boletim de ocorrência, Diniz dirigia com a carteira de habilitação suspensa e tentou fugir, mas foi contido por populares. Após negar fazer o teste do bafômetro, o empresário foi preso com sinais notórios de embriaguez e levado ao IML (Instituto Médico-Legal), onde não permitiu a coleta de material biológico para que fosse analisado se estava embriagado. Diniz foi solto após pagamento de fiança.

Kauã deixou a mulher, Beatriz Monteiro de Jesus, e um filho, que na época tinha apenas 20 dias de idade. "Ele queria começar a juntar dinheiro para comprar uma casa", disse a viúva na época.

Em apoio à família de Kauã, o grupo de ciclistas Bike Zona Oeste está reunido na Praça do Ciclista (esquina av. Paulista com rua da Consolação) para uma bicicletada até o Fórum Criminal da Barra Funda, onde ficarão em vigília até o fim da audiência de Diniz.


O Ciclocosmo tentou, mas a defesa não atendeu as tentativas de contato. Caso a defesa queira se manifestar neste espaço, o blog manterá o canal aberto.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.