Ciclista morre atropelado em São Paulo; motorista é preso com sinal de embriaguez

Condutor de veículo de luxo se recusou a fazer o teste do bafômetro e estava com a carteira de suspensa, segundo a polícia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um ciclista de 17 anos foi morto por volta das 22h45 desta quinta-feira (10), ao ser atropelado na altura do número 1.900 da avenida Corifeu de Azevedo Marques, na região do Butantã, zona oeste da cidade de São Paulo.

Claudemir Kauã dos Santos Queiroz trabalhava como entregador. Chegou a ser socorrido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ao Hospital Universitário, mas não resistiu.

O ciclista Claudemir Kauã dos Santos Queiroz morreu ao ser atropelado na zona oeste de São Paulo - Reprodução/TV Globo

O motorista, o empresário Rafael Maurício Moraes Diniz, 39, segundo a Polícia Militar, recusou-se a fazer o teste do bafômetro. Ele apresentava sinais de embriaguez e foi preso, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública. Sua carteira de habilitação está suspensa desde 15 de junho do ano passado.

O caso foi registrado pela polícia como homicídio culposo, quando não há a intenção de matar.

Em audiência de custódia na tarde desta sexta (11), a Justiça transformou a prisão em flagrante do empresário em preventiva. E também foi decretada a suspensão do direito de dirigir ou proibição para obtenção da carteira de habilitação até contraordem.

De acordo com boletim de ocorrência, o motorista do veículo possuía sinais notórios de embriaguez, como olhos vermelhos, halitose etílica, fala lenta e pastosa, desordem nas vestes e exaltação. Ele, inclusive, chegou a ser algemado.

Segundo a polícia, o motorista, que dirigia um veículo de luxo Volvo V40, ano 2016, foi levado para o Hospital Bandeirantes, sendo liberado de volta para a polícia e autuado em flagrante.

À PM pessoas que estavam no local contaram que o acidente ocorreu em uma faixa de pedestres. As testemunhas disseram ainda que Claudemir foi arrastado por alguns metros, quando caiu de cima do veículo.

Bicicleta de entregador de 17 anos, morto na noite de quinta-feira (10), ao ser atropelado no Butantã, na zona oeste de São Paulo; o motorista, que apresentava sinais de embriaguez, foi preso - Reprodução/TV Globo

Policiais militares afirmaram que populares tentaram agredir o motorista. Conforme o boletim de ocorrência, uma testemunha disse que, após o atropelamento, o motorista desceu do veículo, olhou para o ciclista e encostou em uma parede, quando começou a discussão com pessoas que estavam no local.

Como se negou a fazer o teste do bafômetro, segundo a polícia, o empresário foi levado para o IML (Instituto Médico-Legal), mas se recusou a permitir a coleta de material biológico para que fosse analisado se estava embriagado.

Ainda segundo boletim de ocorrência, na presença de um advogado, o motorista disse que estava na casa de sua noiva e que, por volta de 21h30, foi buscar comida japonesa em um restaurante. Afirmou que, enquanto esperava a comida, tomou uma cerveja longneck.

Na volta para a casa da companheira, houve o acidente em uma curva. De acordo com o documento policial, o empresário não soube dizer se cochilou ao volante.

O motorista ainda afirmou que, quando sentiu a colisão, imediatamente freou o veículo e o airbag foi acionado, não podendo visualizar a vítima.

Diniz disse que ficou em choque quando viu que a vítima era um jovem. E que passou a ser acuado e agredido por motoqueiros, quando telefonou para a noiva para pedir pediu ajuda, voltando para o carro até a chegada da polícia.

Por telefone, o advogado Rafael Pedroso de Vasconcelos, que acompanhou o motorista na delegacia durante a madrugada, afirmou à Folha que não sabe se vai ser mantido pela família no caso.

Em entrevista à TV Globo, Claudemir Queiroz, pai do ciclista, afirmou que o filho, que era casado, havia sido pai há pouco tempo. "Ele estava todo feliz da vida com a experiência nova", disse.

"Ninguém está proibido de se divertir, de beber, mas usa um táxi, tem os amigos. Você não vai prejudicar apenas a sua vida, mas a de um pai de família, de uma família", afirmou.

O caso foi registrado como homicídio culposo na direção de veículo automotor no 14º DP, sendo encaminhado ao 51º DP para continuidade nas investigações.

Carro que segundo a polícia atropelou e matou ciclista de 17 anos, na noite de quinta-feira (10) na zona oeste de São Paulo; motorista foi preso - Reprodução/TV Globo

Coletivos de ciclistas de manifestaram pelas redes sociais. "A ausência de estrutura cicloviária somada a falta de fiscalização e a certeza da impunidade tem mantido os números da violência no trânsito em patamares inaceitáveis", publicou o Bike Zona Oeste. "Não é admissível que vidas sejam ceifadas por conta da ausência do poder público."

O Pedala Brasil publicou fotos da bicicleta após o acidente e lembrou que foi mais uma vida perdida.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.