Ciclocosmo

Um blog para quem ama bicicletas

Ciclocosmo - Caio Guatelli
Caio Guatelli

São Paulo abre consulta pública para contagem de ciclistas

Resultado vai auxiliar a cidade a atingir metas de descarbonização do Planclima

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em parceria com a prefeitura de São Paulo, a Associação Ciclocidade abriu uma consulta pública para definir os pontos de observação da "maior contagem de ciclistas já feita na cidade".

A contagem, efetivamente, acontecerá durante o mês de abril, após a avaliação feita pela consulta pública, que começou na terça-feira (7) e está prevista para encerrar no dia 19 de março.

Ciclistas utilizam a ciclovia da avenida Faria Lima, na zona oeste de São Paulo - Caio Guatelli

Através de um formulário, os interessados em participar têm acesso a um mapa da cidade com 218 pontos de observação previamente definidos pela CET (Companhia de Engenharia e Tráfego) e pela Ciclocidade, nos quais podem ser feitos comentários e sugestões de alterações. O formulário também oferece uma ferramenta para incluir novos pontos para a contagem.

O mapa definitivo será usado para distribuir os recenseadores pela cidade em abril, e também servirá de base para novas contagens a serem feitas pela CET nos próximos anos.

O intuito da iniciativa é servir a prefeitura com uma ferramenta capaz de auxiliar no cumprimento de metas, entre elas as metas de descarbonização do Planclima (Plano de Ação Climática do Município de São Paulo 2020-2050), que tem status de lei e prevê aumentar a participação da bicicleta dos atuais 0,8% para 4% do total de deslocamentos feitos na cidade até 2030, e 8% até 2050.

Segundo a economista Tainá Souza Pacheco, uma das pesquisadoras responsáveis pela contagem, o modelo estatístico que vinha sendo usado pela CET era inadequado. "Não era possível ter uma visão da bicicleta na cidade. Havia uma concentração muito grande das contagens feitas pela CET na região sudoeste e centro expandido, por isso criamos o novo mapa de contagens, com 218 pontos. A partir daí poderemos fazer um acompanhamento para ver quais regiões crescem mais e quais crescem menos, e sugerir mudanças", disse.

Em nota, a CET reforçou que a contagem vai auxiliar na composição de políticas públicas para o modal, bem como verificar os locais onde há necessidade de ampliar ou melhorar a malha cicloviária, hoje composta por 699,2 km de vias com tratamento para bicicletas.

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, CET, Ciclocidade, Bloomberg Philanthropies, CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina, Transformative Urban Mobility Initiative e o escritório de urbanismo Metrópole 1:1.

Para participar da consulta pública, clique aqui.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.