Copo Cheio

Todas as cervejas, todos os estilos, para todos os gostos

Copo Cheio - Sandro Macedo
Sandro Macedo

Tour em português promove visita por famosas cervejarias belgas

Roteiro do Passaporte Cervejeiro inclui as desejadas trapistas Orval e Westvleteren

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma das quatro escolas cervejeiras do mundo, a belga é conhecida por ter dezenas de estilos tradicionais, incluindo as cervejas de abadia e as desejadas trapistas, produzidas no interior de mosteiros. É o país que criou a refrescante witbier, mas também abriga as azedinhas geuze.

Com tanta variação, a pequena Bélgica se torna um verdadeiro paraíso turístico para os amantes de cervejas.

De olho nos apreciadores brasileiros, a agência Bem Belga (de Bruxelas, mas formada por brasileiros) organizou um tour especial em português, em parceria com o Passaporte Cervejeiro, que visita alguns dos templos cervejeiros que pululam por lá.

Opções da cerveja trapista Westvleteren, uma das mais desejadas do mundo
Opções da cerveja trapista Westvleteren, que integra tour organizado pelo Passaporte Cervejeiro - Reprodução

O Tour de Geuze 2024 vai de 28 de abril a 5 de maio e inclui visitas a bares e cervejarias, com dicas culturais e históricas —por que cerveja também é cultura.

Toda a viagem terá a orientação das sommelières Daiane Colla, representante do Brussels Beer Challenge no Brasil, e Fernanda Meybom, coautora do livro "Guia da Sommelieria de Cervejas". Ambas também são sócias no Passaporte Cervejeiro, que organiza o tour a cada dois anos para grupos de oito a 15 pessoas, dependendo da procura.

Durante o período, será possível visitar a abadia Orval, que abriga um museu interativo e famosas ruínas, além de produzir uma das desejadas trapistas —este humilde blogueiro passou pela Orval e garante que vale muito a pena. Aliás, também integra o roteiro uma manhã no café In de Vrede, ao lado do mosteiro da Westvleteren, provavelmente a trapista mais exclusiva do mundo, pela dificuldade em encontrá-la.

Visitas às tradicionalíssimas Duvel, Malheur e De Koninck também estão no tour, que reserva um dia para uma imersão no maravilhoso mundo das cervejas lambic.

O pacote custa 2.827 euros por pessoa (cerca de R$ 15 mil), com acomodações em quarto duplo. Além da hospedagem, o café da manhã no hotel e os deslocamentos estão incluídos nos valores. Parte aérea, seguro-viagem e cervejas extras devem ser pagas à parte.

Para mais informações, confira o perfil @passaportecervejeiro no Instagram.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.