Darwin e Deus

Um blog sobre teoria da evolução, ciência, religião e a terra de ninguém entre elas

Darwin e Deus - Reinaldo José Lopes
Reinaldo José Lopes

Livro traz versões minimalistas das grandes histórias da Bíblia

Escritor e ilustrador franceses conseguem revelar o cerne do Antigo Testamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Desconfio que seja impossível realizar um inventário de todas as adaptações da Bíblia feitas até hoje em formato de livro. Por mais que o texto bíblico, original e na íntegra, seja barato e facílimo de encontrar em qualquer livraria, igreja ou gaveta de hotel, nunca é exatamente simples para um leitor moderno se aproximar deles. Além da enorme diversidade de perspectivas e de autores nas dezenas de livros que compõem as Escrituras, a estrutura e a lógica interna dos textos são muito diferentes do que a gente espera hoje. É por isso, por exemplo, que existem tantas versões da Bíblia para o público infanto-juvenil, em geral "ricamente ilustradas" (como se dizia antigamente) ou em quadrinhos.

Mas é bem possível que esse tipo de versão não seja útil apenas para crianças, como mostra o inusitado volume que me chegou às mãos faz algumas semanas. "Bíblia: As Histórias Fundadoras", obra produzida por uma dupla francesa (o escritor Frédéric Boyer e o ilustrador Serge Bloch), tem um frescor inusitado mesmo para quem já conhece as narrativas do livro de cor e salteado.

Desenho mostra o menino David com uma funda acertando uma pedrada no gigante Golias
Ilustração do livro "Bíblia: As Histórias Fundadoras" mostra David matando o gigante Golias - Reprodução

O belíssimo exemplo acima, com a morte do gigante filisteu Golias pelas mãos (e pela funda e pedra) do jovem David, ajuda a dar uma ideia de como funcionam as ilustrações de Bloch, que casam muito bem com o texto minimalista de Boyer. Os dois decidiram abordar apenas a Bíblia hebraica ou Antigo Testamento cristão -- uma escolha acertada se considerarmos que, em geral, as narrativas com maior força imagética e personagens mais memoráveis realmente estão nessa parte das Escrituras.

Creio que o conjunto funciona bem porque a linguagem telegráfica do livro simplesmente retoma e exacerba uma tendência que já está presente nos textos narrativos mais importantes da Bíblia, como o Gênesis ou os dois livros de Samuel. Como vários especialistas já demonstraram, a característica essencial da literatura narrativa bíblica é a tremenda economia ao tratar de coisas como descrições, motivações psicológicas de personagens etc.

Frequentemente esses textos mostram apenas ações e diálogos da forma mais concentrada e rápida possível, e cabe ao leitor tentar ligar os demais pontos do que está acontecendo por sua própria conta (motivo pelo qual, é claro, eles suscitaram tantas interpretações diferentes ao longo dos milênios).

No final do livro, cada um dos 35 capítulos recebe um brevíssimo comentário sobre os aspectos literários e históricos de cada narrativa. São textinhos claros e cheios de erudição, que devem criar no leitor a vontade de saber mais.

O livro foi lançado recentemente pela Editora 34, com tradução de Bernardo Ajzenberg.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.