Ontem pela noite, assisti ao último episódio da sexta temporada da série Better Call Saul. Logo no início do episódio, o protagonista, Saul Goodman, revela o que faria se construísse uma máquina do tempo. Esse equipamento é uma tradicional ferramenta para sonhar com a solução para arrependimentos. Na parte financeira, a maioria daqueles que chegam próximo à aposentadoria se arrepende de um fator em comum.
Saul explica que se pudesse construir uma máquina do tempo, voltaria a 10/05/1965.
Essa foi a data em que a Buffett Partneship Ltd tomou controle da empresa têxtil Berkshire Hathaway. Essa foi a empresa que no futuro passou a ser o veículo de aquisições de Buffett.
Essa data é emblemática. Não é o início da carreira de Buffett.
A carreira de Buffett como gestor de recursos se iniciou bem antes. No livro A Bola de Neve, a autora Alice Schroeder conta que Buffett criou sua primeira empresa de administração de recursos, a Buffett Associates Ltd, em 1956, ou seja, quase uma década antes da data que Saul escolheu voltar no tempo.
A razão para voltar àquela data foi a possibilidade de investir junto com Buffett. Assim, se tornaria bilionário nos dias de hoje.
Esse desejo retrata o arrependimento comum da maioria dos adultos logo antes de se aposentar.
O arrependimento de não ter começado antes a se planejar e poupar.
Talvez alguém comente: "Michael, você não está contando nada de novo. Eu já sei que tem de começar antes".
Sim, muitos sabem, mas poucos fazem algo.
Usualmente, esse arrependimento chega por volta dos 50 a 60 anos de idade. Sei disso, pois lido com muitos investidores.
Buffett contou seu segredo em 1999 em uma reunião anual, fazendo analogia de seu patrimônio a uma bola de neve: "Comece cedo. Comecei a construir esta pequena bola de neve no topo de uma colina muito longa. O truque para se ter uma colina muito longa é começar muito jovem ou viver até muito velho."
O que você está fazendo agora para não se arrepender no futuro?
Comece agora a construir sua bola de neve como Buffett fez. Afinal, vai ser improvável que exista uma máquina do tempo como no desejo de Saul Goodman.
Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor
(Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe os posts do Instagram.)
Caso tenham dúvidas ou sugestões de temas que gostariam de ver comentadas aqui, por favor, fiquem à vontade para enviar por e-mail.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.