De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato

Os três erros mais frequentes de investidores iniciantes em ações

Warren Buffett não cometeu estes erros ao iniciar sua carreira de investidor de ações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A seleção das melhores aplicações em ativos de risco não é tarefa simples em qualquer lugar do mundo. No Brasil, com as taxas de juros que temos e a intensa volatilidade, essa tarefa se torna ainda mais árdua. Em um terreno árido, é fácil errar e os principiantes acabam sendo os primeiros a cometerem falhas.

Eu (Michael Viriato) avaliando o mercado de ações.
Eu (Michael Viriato) avaliando o mercado de ações. - Michael Viriato

Possivelmente, você já ouviu falar que a maioria dos fundos ativos de ações perde do Ibovespa.

Muitos investidores, não entendendo as razões para essa estatística, acham que possuem a solução que faltava àqueles que tentaram e erraram.

Já fui gestor de fundos de ações e multimercados por muitos anos. Posso afirmar com conhecimento: se você for começar sozinho, a maior probabilidade é que tenha resultado pior que aqueles gestores que perderam do Ibovespa.

Não quero dizer que não deva tentar. Entretanto, não cometa os três erros abaixo que a maioria que está começando incorre.

O primeiro erro comum dos iniciantes é buscar dicas em mídias sociais sobre qual é a ação do momento. Muito cuidado com essa atitude.

Reflita sobre as seguintes questões.

Concorda que encontrar um ativo mal precificado é difícil? Usualmente atividades que demandam trabalho e podem gerar grandes resultados devem ser bem pagas, certo? Então como pessoas estariam dando tudo isso de graça na internet?

Várias vezes, esse burburinho em cima de uma ação é uma artimanha, que aqueles que já ganharam dinheiro com ela, fazem para atrair investidores e, assim, conseguir volume para vender aos incautos

O segundo erro mais frequente dos iniciantes em ações é não saber vender.

Se você acha que saber o momento de comprar é difícil, você vai perceber que vender é ainda pior.

Nesse caso, investidores erram, pois não vendem depois que a ação já subiu ou permanecem com uma ação com prejuízo por mais tempo do que deveriam.

Segurar uma posição perdedora, esperando seu retorno ao preço de compra pode ser a pior atitude.

O momento de vender não é definido pelo preço que você pagou, mas pelo potencial que o ativo apresenta a partir do momento atual.

Por último, o terceiro erro mais frequente é tentar fazer tudo sozinho.

Se experientes equipes de gestores já erram com frequência, qual a probabilidade de você errar ainda mais estando sozinho?

Se você não sabe o que comprar, tente começar seguindo a carteira de ações de uma corretora, empresa de pesquisa ou de um gestor de fundos que você confia.

Busque ajuda para te guiar nesse início.

Mesmo Warren Buffett iniciou sua carreira seguindo profissionais mais experientes. No começo, Buffett trabalhou para Benjamin Graham, de quem ele aprendeu os ensinamentos que implementou nos anos seguintes.

Também, mesmo depois de mais experiente e até hoje, Buffett não está sozinho. Ele tem uma equipe.

Se um dos mais reconhecidos investidores do mundo possui uma equipe e teve ajuda no início, por que você também não deveria contar com ajuda?

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor

(Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe os posts do Instagram.)

Caso tenham dúvidas ou sugestões de temas que gostariam de ver comentadas aqui, por favor, fiquem à vontade para enviar por e-mail.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.