De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato

Duas lições do primeiro dia de mercado após as eleições

Investidores experientes já viram dias como o de hoje e dificilmente correm esse risco

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A expectativa era grande para o dia de hoje. Seria o primeiro dia de negociações no mercado após as eleições. Difícil acreditar que alguém esperava que ocorresse exatamente como se desenrolou. Entretanto, para os investidores mais experientes o resultado é típico e reflete duas lições que o investidor deve sempre considerar.

Investidores experientes já viram dias como o de hoje e dificilmente correm esse risco. Spencer Platt/Getty Images/AFP - AFP

A evolução do mercado ao longo do mês, em parte, sinalizou como seria o dia.

No início do mês, o resultado do primeiro turno mostrou que as chances de Bolsonaro estavam melhores que o esperado, pois a diferença entre Lula e Bolsonaro foi menor que nas pesquisas.

Com isso, o mercado melhorou. O Ibovespa subiu 9% e o dólar caiu 4,5% até a terceira semana do mês. Perceba que a melhor do mercado brasileiro significava que a vitória de Bolsonaro não era esperada

No entanto, o mercado internacional também ajudou boa parte desse movimento. O S&P500 subiu mais de 4,5% nesse período. Portanto, se nossa bolsa apenas acompanhasse o mercado internacional, sua alta seria de 4,5%.

Já na última semana, do mês, alguns eventos reduziram a probabilidade de vitória de Bolsonaro e o Ibovespa caiu 4,5% e o dólar subiu 2,6% na semana passada.

Perceba que o ajuste para a vitória de Bolsonaro foi realizado na última semana.

Daí vem a primeira lição.

O mercado costuma antecipar os movimentos. Considerando as pesquisas e preços em casas de apostas, as probabilidades de o candidato Lula ganhar era de cerca de 70% a 80%.

Assim, boa parte do movimento de preços para o ajuste a este cenário já tinha ocorrido. Ele foi realizado na última semana.

Lembre-se, seu investimento deve sempre considerar sua expectativa em relação ao que o mercado já embute nos preços negociados.

A segunda lição vem justamente do que ocorreu pela manhã de hoje.

O que houve no dia de hoje?

O Ibovespa abriu caindo mais de 3% e o dólar subindo mais de 2%.

Ainda pela manhã, os sinais se inverteram e o Ibovespa encerrou com alta de mais de 1,3% e o dólar com queda de mais de 2,5%.

Assim, muito cuidado ao decidir operar na primeira hora de negociação depois de eventos.

No começo do dia, usualmente, chegam primeiro os desesperados e os afoitos. Ambos estão dispostos a executar a operação sem se preocupar com preço.

Portanto, existe grande risco de o preço estar errado. Ou seja, de o mercado estar sobre reagindo. Logo, sua análise crítica deve ser redobrada nesse momento.

Logo, cuidado ao tentar operar eventos logo depois que eles já ocorreram.

Você pode correr dois riscos ao fazer isso. Primeiro de que o mercado já tenha precificado o evento. Segundo de que se negociar logo no começo do dia entre junto com os desesperados e negocie a um preço desfavorável.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor

Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe as lições de investimentos no Instagram.

Caso tenham dúvidas ou sugestões de temas, por favor, fiquem à vontade para enviar por e-mail.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.