De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato

Howard Marks explica cinco atitudes que investidores deveriam evitar

Os artigos de Howard Marks são acompanhados por renomados investidores, por exemplo Buffett

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Além de autor de excelentes livros, Howard Marks é um dos gestores mais conceituados no mundo. Marks é Co-Chairman da Oaktree, gestora que administra R$ 880 bilhões de recursos de terceiros. Mensalmente, Marks escreve artigos que são acompanhados por todo o mercado. O próprio Warren Buffett já confessou ser fã destes artigos. O último, publicado neste mês de novembro foi especial. Ele comenta o que na sua visão importa e o que não importa em investimentos.

Howard Marks explica cinco hábitos que investidores deveriam evitar. Michael M. Santiago/Getty Images/AFP (Photo by Michael M. Santiago / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP) - Getty Images via AFP

Por restrição de espaço, hoje, comento sobre o que ele acha que não importa e amanhã escrevo sobre o que importa em seus investimentos.

Marks elenca cinco atitudes que o investidor deveria evitar ou não se deixar levar quando analisa seus investimentos:
1 – Eventos de curto prazo;
2 – Mentalidade de trading;
3 – Desempenho de curto prazo;
4 – Focar em volatilidade;
5 – Elevada atividade de trading.

Estes cinco pontos são aqueles que ele descreve como os menos relevantes em investimentos, mas que muitas vezes investidores mais perseguem.

Quando ele fala que os eventos de curto prazo não importam ele explica sobre a ilusão do conhecimento.

Quando olhamos para o passado, conseguimos explicar a razão para cada movimento do mercado. Isso nos traz uma ilusão de que conseguimos prever o futuro e o comportamento dos ativos aos eventos.

O autor destaca que o movimento dos ativos reflete a surpresa em relação à expectativa. Portanto, não bastaria saber o que vai ocorrer e se o que vai ocorrer vai ser bom ou ruim. O que importa é quão diferente a realização é da expectativa.

Para ilustrar a mentalidade de trading que investidores deveriam evitar, Marks cita uma história contada por seu pai.

A história descreve o diálogo de duas pessoas onde uma comprou uma lata de sardinhas por $ 10 mil. O dono da lata explica as razões que justificam o preço. Mas, quando é interrogado sobre se ele comeria as sardinhas, ele afirma que não, pois não são sardinhas para comer, mas para trading (em inglês, para negociar)

Marks cita Warren Buffett para justificar que investidores deveriam comprar ações para serem acionistas não para negociar.

Ele critica investidores que olham apenas para retornos de curto prazo. Em sua visão, não é o retorno de um trimestre ou ano que importa. Segundo ele, o resultado de curto prazo não reflete a habilidade de um investidor. Retornos devem ser avaliados no longo prazo.

Para ilustrar o tema da volatilidade e como o investidor deveria tomar cuidado em se orientar por ela, ele também cita uma frase de Warren Buffett. Buffett teria afirmado "We prefer a lumpy 15% return to a smooth 12% return." ("Preferimos um retorno de 15% que ocorra no fim do que um retorno suave de 12% ao longo do tempo").

Ele argumenta que volatilidade é um fenômeno temporário e mais importante seria assegurar sobrevivência. Um dos pontos levantados é para se tomar cuidado quando generalizar a volatilidade como medida de risco.

Por exemplo, em investimentos de crédito privado, a volatilidade não deveria usada, pois um ativo pode não ter oscilação e você achar que não tem risco, até que você sofre um calote e perde tudo.

Por fim, ele retorna ao tema de trading e sugere que investidores deveriam pensar mais em investir para o longo prazo, em vez de ficar tentando adivinhar a direção do mercado.

Para sustentar sua visão, ele cita um estudo interno da corretora Fidelity que apontou que os investidores que tiveram maior retorno entre 2003 e 2013 foram aqueles que ou morreram ou estava inativos. Ou seja, aqueles que não alteraram seus investimentos por longo tempo.

Sem dúvida são cinco lições a se considerar nos investimentos. Entretanto, é preciso tomar cuidado em se seguir e generalizar estas lições.

Por exemplo, não é porque você mantém um investimento mal sucedido por muito tempo que ele se transforma em um sucesso. Assim como, o investidor conservador deve sim atentar para volatilidade antes de investir ou pode não suportar a oscilação dos ativos e vender em momento desfavorável por não ter habilidade para suportar a oscilação.

Mas, definitivamente, ter visão de longo prazo nas aplicações e evitar trading frequente como robôs de trading são excelentes conselhos.

Neste link, você pode encontrar toda a coletânea de artigos de Howard Marks.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor

Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe as lições de investimentos no Instagram.

Caso tenham dúvidas ou sugestões de temas, por favor, fiquem à vontade para enviar por e-mail.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.