De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato
Descrição de chapéu juros Selic

Entenda qual o percentual máximo a alocar em um único investimento

Seja ele conservador ou agressivo, o investidor deve evitar concentração

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Existem dois grandes sentimentos que levam indivíduos a tomarem decisões de investimentos ineficientes. Usualmente, quando erramos, somos dominados por um destes dois. Eles instigam investidores a concentrarem suas carteiras. Uma das concentrações pode resultar em grande perda financeira e a outra, em perda de oportunidades.

Seja ele conservador ou agressivo, o investidor deve evitar concentração. Spencer Platt/Getty Images/AFP (Photo by SPENCER PLATT / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP) - Getty Images via AFP

Uma pergunta que recebo com frequência é: qual o percentual máximo faria sentido investir em um único ativo ou classe de ativos?

Não existe uma resposta certa, pois depende de uma série de fatores, mas vou discutir o que você deveria evitar.

Alguns indivíduos, tentando repetir o sucesso de grandes investidores concentram todas suas economias em ações. Estes são movidos pela ganância de ganhar e relevam os riscos envolvidos. Até descobrirem, tardiamente, que erraram.

Estes agem ingenuamente acreditando que conseguem repetir os mesmos passos trilhados por aqueles que foram bem-sucedidos. Lembro que meu pai repetia a seguinte frase: "a mesma pessoa não atravessa o mesmo rio duas vezes. Ou a pessoa muda, ou o rio".

Aposto que mesmo Warren Buffett e Luiz Barsi, se voltassem no tempo, não conseguiriam repetir o feito que os fez chegar no patamar que estão hoje. Portanto, não espere conseguir fazer o mesmo.

Mesmo para um investidor agressivo, é ineficiente ter 100% dos recursos em uma única classe de ativos, como ações, fundos imobiliários ou outra. Não ilustre os poucos casos de sucesso para contra-argumentar.

Entretanto, não estou dizendo que em um determinado momento mais favorável, o investidor agressivo não possa concentrar. Neste caso, deve-se refletir bastante se o momento é mesmo favorável ou se é apenas sua ganância que está se justificando.

Também, o conservador pode cometer falha similar. No entanto, seu erro não tem o potencial de perda financeira, mas de perda de oportunidade. Eles são movidos pelo medo. Têm medo de tudo e de todos.

Muitos concentram tudo em um único lugar. Usualmente, naquele investimento que até o presente instante não os fez sofrer decepção. Por exemplo, alguns concentram todos os recursos em poupança, ou em Tesouro Selic, ou mesmo um único vencimento de algum título público.

É sabido, por exemplo, que alguns títulos privados, com garantia do FGC, proporcionam retorno superior e se comportam como ativos sem risco devido à garantia.

Os dois extremos devem ser evitados como forma permanente de alocação.

Lembre-se, o veneno mata pela dose.

Você pode ser um investidor conservador e ter uma diversificação em renda fixa, distribuindo em indexadores, vencimentos e emissores. Isso proporcionará um melhor balanço de retorno e risco no longo prazo.

O investidor agressivo também deve ter renda fixa para poder rebalancear a carteira nos momentos de queda do mercado.

Também, deve ter diferentes ativos de risco para reduzir a volatilidade da carteira. Reforço, não é porque um marinheiro é bom que é interessante a ele andar em mar revolto o tempo todo.

De forma geral, evite que um ativo único, seja ele título ou fundo represente mais de 10% de sua carteira de forma permanente. Entretanto, é tolerável uma alocação superior, mas se for em fundo de renda fixa de baixo risco, pois ele mesmo já está diversificado.

A alocação deve estar alinhada com seu objetivo de retorno e ter uma margem para a possibilidade de algo dar errado e você se distanciar deste objetivo.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor.

Fale direto comigo no e-mail.

Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe as lições de investimentos no Instagram.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.