De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato
Descrição de chapéu juros Selic

Simulamos a estratégia de se investir sempre no melhor ativo dos últimos seis meses; o resultado é surpreendente

A estratégia do investidor "saltitante" ganhou de três das principais alternativas de risco brasileiras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quem nunca fica tentado em investir naquela aplicação que apresentou o melhor resultado recente? Aposto que você já ouviu falar que ficar trocando os investimentos com frequência para aquele que foi melhor é uma atitude negativa. Para entender se isso é uma verdade absoluta, simulamos o resultado de um investidor "saltitante", ou seja, aquele que sempre investe naquilo que foi melhor nos últimos seis meses.

A estratégia do investidor "saltitante" ganhou de três das principais alternativas de risco brasileiras. Michael M. Santiago/Getty Images/AFP (Photo by Michael M. Santiago / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP) - Getty Images via AFP

Antes de apresentar a simulação, lembro que isso não é uma recomendação de investimento. De fato, tenho restrições em sua adoção. Entretanto, o conhecimento do resultado é importante para abrir a cabeça de que manter uma posição perdedora pode não ser o mais adequado e de que se deve olhar com atenção os ativos que estão apresentando melhor resultado recente.

Selecionei os 8 principais índices que os brasileiros investem. Dentre eles, quatro índices de renda fixa: CDI, IRFM, IMAB5 e IMAB5+. Adicionalmente, mais quatro índices de ativos de risco: índice de fundos multimercados (IHFA), índice de fundos imobiliários (IFIX), Ibovespa e S&P 500 (com dólar).

Estes índices e seus retornos nos últimos 10 anos são apresentados na tabela abaixo. O período selecionado foi entre outubro de 2013 e setembro de 2023. Na tabela também são apresentados outros resultados que comento abaixo.

Sharpe Risco Retorno Acumulado
CDI 2,7% 140,9%
Tesouro Prefixado (IRFM) 0,29 4,7% 172,6%
Tesouro ref IPCA (IMA-B5) 0,64 3,1% 188,5%
Tesouro ref IPCA (IMA-B5+) 0,22 11,4% 202,9%
Fundos Multimercados 0,21 4,7% 163,2%
Fundos Imobiliários -0,04 12,6% 131,1%
Ibovespa -0,03 20,7% 127,0%
S&P500 (dólar) 0,40 19,6% 385,4%
Estratégia Investidor "saltitante" 0,23 20,8% 269,9%

Considerei que em cada semestre, o investidor observaria o índice que apresentou o melhor resultado no semestre anterior e aplicaria todo o capital neste índice vencedor durante o semestre seguinte.

Como era de se esperar, o risco, medido pela volatilidade dos retornos para essa estratégia é elevado. De fato, a estratégia resultou em um risco mais alto que qualquer dos índices individuais.

Entretanto, o retorno da estratégia do investidor "saltitante" foi razoavelmente condizente com seu risco.

A estratégia de investir no melhor índice dos últimos seis meses ganhou de se comprar apenas Ibovespa e manter, ou seja, da famosa estratégia "Buy & hold". Entretanto, perdeu da estratégia de se investir no índice da bolsa americana.

A estratégia do investidor "saltitante" apresentou nos últimos 10 anos um retorno acumulado de 269,9%. Esse retorno equivale a uma rentabilidade anual de 14% ao ano. O Ibovespa rendeu apenas 8,5% ano, no mesmo período.

Mesmo com o maior risco, quando avaliamos o Sharpe, ou seja, o retorno por unidade de risco, a estratégia ganha de alternativas de risco como o Ibovespa, fundos imobiliários e fundos multimercados brasileiros. Dentre as alternativas de risco, a estratégia teve um Sharpe menor apenas que o S&P500.

Apesar de ter apresentado um bom resultado em todo o período, a estratégia também teve seus anos inglórios. Entre 2021 e 2023, a estratégia apresentou quatro semestres consecutivos de retornos negativos. Algo difícil de se suportar.

Como mencionei, não recomendo a adoção dessa estratégia, pois seu risco é significativo. Entretanto, ela chama a atenção de que você não deve desprezar o alerta que um índice que apresentou bom resultado está fornecendo.

Convite: Se você quer entender mais a fundo as oportunidades no mercado de renda fixa, participe comigo de uma palestra ao vivo com o diretor-executivo e gestor responsável pela estratégia de Crédito Privado da ARX Investimentos nesta terça-feira (03/10) às 18 horas. Se inscreva aqui.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor.

Fale direto comigo no e-mail.

Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe as lições de investimentos no Instagram.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.