De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato

Três frases de Buffett que você deveria usar para decidir seus investimentos

Não seguir estes ensinamentos é um risco para você alcançar sua independência financeira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O universo dos investimentos pode parecer intimidante para muitos, mas Warren Buffett, um dos maiores investidores de todos os tempos, tem uma maneira simples de abordar esse tema. Suas famosas citações oferecem uma visão profunda do que significa ser um investidor verdadeiramente bem-sucedido. Vou explorar algumas de suas citações mais famosas e extrair a sabedoria que elas oferecem.

Não seguir estes ensinamentos é um risco para você alcançar sua independência financeira. REUTERS/Lucas Jackson/File Photo ORG XMIT: FW1 - REUTERS

"Compre apenas algo que você ficaria feliz em ter na sua carteira se o mercado fechasse por 10 anos." Essa citação reflete o valor do investimento de longo prazo em ativos sólidos. Escolher investimentos que você ficaria confortável em manter por uma década exige uma análise cuidadosa e uma visão de longo prazo.

O erro que muitos investidores cometem é o de buscar ganhos rápidos, procurar metodologias de negociação rápida, ficar verificando o retorno todo mês e se angustiar quando não bate o CDI no mês. No entanto, a verdadeira riqueza é construída ao longo do tempo, e essa abordagem de investimento reflete a confiança na qualidade e no valor duradouro dos ativos escolhidos.

Agora, se pergunte, você manteria todos os seus ativos por anos sem olhar para o preço deles e sem avaliar seu retorno mensalmente?

Ter esta atitude é fundamental, pois como Buffett explica a seguir, quem não for paciente, pode deixar dinheiro na mesa.

"O mercado de ações é um dispositivo para transferir dinheiro dos impacientes para os pacientes." Esse insight de Buffett ressalta a importância da paciência e da persistência no mundo dos investimentos.

Muitas vezes, os investidores se deixam levar pela emoção e tomam decisões precipitadas que podem resultar em perdas financeiras.

Em contraste, os investidores que adotam uma abordagem de longo prazo e permanecem pacientes geralmente têm maior probabilidade de sucesso. Estes são recompensados por sua paciência e resistência às oscilações do mercado, colhendo os frutos de seus investimentos ao longo do tempo.

Reflita, quantas vezes você não foi paciente, mesmo sabendo que o ativo era um bom negócio no longo prazo?

"O tempo é amigo dos negócios maravilhosos." Essa frase encapsula a ideia de que, quando você encontra um negócio excepcional, o tempo trabalha a seu favor, aumentando o valor do seu investimento. Isso está em linha com a filosofia de investimento de longo prazo de Buffett, que visa identificar ativos excepcionais e mantê-los na carteira por um longo período.

Essa abordagem permite que o investidor aproveite o poder do crescimento exponencial e maximize o retorno sobre o investimento.

Essas citações capturam a essência do investimento de sucesso.

Primeiramente, é fundamental escolher classes de ativos sólidos e ter a paciência de permitir que seu investimento cresça ao longo do tempo. Segundo, nunca é tarde para começar a investir, e o tempo é um grande aliado nesse processo. E por último, é essencial adotar uma abordagem paciente e de longo prazo, em vez de buscar ganhos rápidos e imediatos. Então, vamos aprender com o mestre e começar sua jornada para a independência financeira hoje.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor.

Fale direto comigo no e-mail.

Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe as lições de investimentos no Instagram.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.