De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato
Descrição de chapéu inss

Ter uma previdência privada não significa ter uma aposentadoria tranquila

Ter um plano para a previdência é mais importante que ter um plano de previdência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ter uma aposentadoria tranquila é um objetivo de longo prazo que muitos indivíduos buscam garantir. Mas será que ter um plano de previdência privada é o suficiente para assegurar um futuro tranquilo? Essa foi uma dúvida que recebi por e-mail depois do artigo de ontem. A resposta pode não ser tão simples quanto parece.

Ter um plano para a previdência é mais importante que ter um plano de previdência - Brendan McDermid/Reuters

Muitos confundem ter uma previdência privada com a garantia de uma aposentadoria confortável. Isso ocorre porque a previdência privada é frequentemente apresentada como uma solução completa para o planejamento de aposentadoria. Contudo, é importante entender que ela é apenas uma peça de um quebra-cabeça mais complexo.

Não é porque você hoje contribui para algum plano de previdência que já pode ficar tranquilo sobre sua aposentadoria.

É preciso analisar se o quanto você contribui é suficiente para resultar em um patrimônio capaz de gerar a renda para se aposentar. Para ter a resposta a esta questão, você deve refletir sobre quanto realmente precisará ganhar para viver confortavelmente após se aposentar.

Portanto, embora a previdência privada seja uma ferramenta valiosa, ela deve estar inserida em um planejamento financeiro mais amplo. Este planejamento deve considerar suas despesas futuras, estilo de vida desejado e fontes de renda alternativas.

Então, quais passos um investidor deve seguir para planejar sua aposentadoria?

Primeiro, é fundamental definir objetivos claros.

Em seguida, desenhar um plano financeiro de como seu patrimônio pode evoluir do patamar atual até o objetivo. Para isso, é necessário definir metas de retorno e de investimentos periódicos.

Após a definição destas metas, o próximo passo é estudar qual portfólio possui o melhor balanço de retorno por risco capaz de atingir estas metas. É essencial escolher aquele que melhor se encaixa em seu plano financeiro.

A previdência privada é apenas um dos produtos que podem compor e que possuem vantagens tributárias e de sucessão a serem consideradas. No entanto, não é essencial ter um plano de previdência privada para ter uma aposentadoria tranquila.

Além dela, há outras formas de investimento. Investimentos em renda fixa, fundos multimercados, ações, fundos imobiliários, ou até mesmo empreendimentos próprios, podem complementar sua renda na aposentadoria. A diversificação é a chave para a segurança financeira.

Não se esqueça de revisar e ajustar seu plano regularmente. A vida muda, e seu planejamento para a aposentadoria também deve mudar. Avalie seu progresso, faça ajustes conforme necessário e mantenha-se informado sobre mudanças nas leis de impostos e na economia.

A aposentadoria é uma fase da vida que merece atenção e cuidado no planejamento. Você pode errar em um negócio próprio, errar na escolha da faculdade, errar na escolha de um trabalho, errar na escolha de seu companheiro ou companheira, mas em quase todas estas situações, ainda há tempo de ajustar o erro. Entretanto, se errar seu planejamento para aposentadoria, dificilmente conseguirá corrigir se o erro for descoberto tardiamente. Por isso, procure a ajuda de um assessor de investimentos para te ajudar neste planejamento.

Você está preparado para esse desafio? Lembre-se, a previdência privada é um importante instrumento, mas não a única solução. A chave para uma aposentadoria bem-sucedida é um planejamento cuidadoso e uma execução consciente e consistente.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor.

Fale direto comigo no e-mail.

Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe as lições de investimentos no Instagram.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.