De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato

Estrategistas acreditam que Bolsa Americana deve subir apenas 1% em 2024

Segundo uma das maiores instituições americanas, o S&P500 pode se desvalorizar 11,9% em 2024

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nos últimos dois anos, o mercado de ações americano, medido pelo índice S&P500 surpreendeu os investidores. Depois de se desvalorizar mais de 19% em 2022, o índice subiu 24,2% em 2023. Segundo os estrategistas americanos, este ano a Bolsa deve surpreender novamente, mas desta vez será por não ter quase qualquer variação.

Segundo uma das maiores instituições americanas, o S&P500 pode se desvalorizar 11,9% em 2024. (Photo by ANGELA WEISS / AFP) - AFP

Segundo pesquisa divulgada pela Bloomberg, entre 19 especialistas ouvidos, a média das opiniões indica que o S&P500 deve terminar o ano negociado a 4.833 pontos.

O índice de ações mais acompanhado no mundo encerrou o ano de 2023 valendo 4.769 pontos.

Se a média dos estrategistas estiverem certos, a valorização no ano de 2024 seria de 1,3%.

Muitos investidores olham o passado recente para tomar decisão sobre como investir no momento. Esse processo de escolha levou a decisões erradas nos últimos 2 anos.

Em 2021, o S&P500 se valorizou 26,9%. Quem decidiu investir baseado nesta valorização, perdeu 19,4% em 2022.

Novamente, quem saiu da Bolsa no fim de 2022 devido ao péssimo desempenho no ano, perdeu a valorização de 24,2% em 2023.

Pela indicação dos estrategistas ouvidos na pesquisa da Bloomberg, o risco, neste momento, é de a alta de 2023 levar os investidores a uma nova frustração.

Executivos das principais instituições nos EUA foram ouvidos na pesquisa. Dentre elas: JP Morgan, Bank of America, Barclays, Citigroup, Deutsche Bank, Goldman Sachs, UBS, Wells Fargo e Societe Generale.

A expectativa mais baixa para o S&P500 veio do executivo do banco JP Morgan que espera que o índice encerre o ano em 4.200 pontos, ou seja, uma queda de 11,93%.

A expectativa mais elevada foi dada pelas instituições Oppenheimer e Fundstrat. Eles esperam que o índice se valorize 9% para 5.200 pontos ao final de 2023.

Existem razões para justificar a alta e para responsabilizar a queda.

Pelo lado negativo, o índice negocia neste momento com um múltiplo Preço/ Lucro bem acima da média histórica e existe expectativa de desaceleração econômica nos EUA. O lado otimista, vê na expectativa de queda das taxas de juros um colchão de sustentação pelo deslocamento de carteiras.

Ainda é cedo para dizer qual cenário tem mais chances de se concretizar, mas sem dúvida será um ano de grande volatilidade tendo em vista os riscos geopolíticos que enfrentamos e o cenário de eleições presidenciais americanas.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor.

Fale direto comigo no e-mail.

Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe as lições de investimentos no Instagram.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.