É Logo Ali

Para quem gosta de caminhar, trilhar, escalaminhar e bater perna por aí

É Logo Ali - Luiza Pastor
Luiza Pastor
Descrição de chapéu AIDS

Caminhada promove prevenção e informação sobre aids no Largo do Arouche

Evento terá palestras, cortejo, shows e performances no centro de SP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Se tem uma coisa de que o blog gosta é de divulgar boas ações que mobilizam as pessoas para atividades em lugares públicos. E um evento com uma boa (ótima!) causa vai ocorrer neste sábado (3) no Largo do Arouche, região central de São Paulo, em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado no dia 1° passado. Das 12h às 19h, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania realizará a "5ª Edição da Caminhada da Aids", que neste ano tem como tema "Diga Não ao Preconceito".

Realização da Coordenação de Políticas para LGBTQIA+, em conjunto com o organizador da 2ª edição da campanha "+ Dias, - Aids, + Liberdade", o produtor cultural e ativista Heitor Werneck, e a produtora e gestora de projetos Sandra Tiemi Yokota, o evento incluirá dois cortejos pelo largo, que poderão ser acompanhados pelo público. O primeiro, que abrirá o evento, e reunirá meninas das Casas Florescer I e II, que acolhem mulheres trans em situação de vulnerabilidade. O segundo, no final da tarde, será realizado em homenagem às vítimas da Aids e contará com a música de maracatus e batuques afro.

O produtor cultural e ativista LGBTQIA+ Heitor Werneck
O produtor cultural e ativista LGBTQIA+ Heitor Werneck - Reprodução

A ação, totalmente gratuita, terá ainda uma palestra do médico especialista em saúde LGBTIQIA+ Vinícius Lacerda, apresentação de artistas e performances ligadas à diversidade, incluindo grupos ciganos, indígenas e pessoas com deficiência ao longo de toda a tarde. Serão oferecidos, também, em duas Unidades Móveis de Cidadania, serviços gratuitos ao público como orientações sobre a Aids, testagem e insumos de prevenção.

"O objetivo do evento é debater o preconceito e a discriminação que ainda hoje envolvem o tema e principalmente orientar a população para a prevenção, combinada a outros temas, como os cuidados pré-exposição (PEP) e pós-exposição (PrEP), bem como a importância da adesão ao tratamento do HIV", conta Werneck.

Personagens de Maurício de Souza que convivem com aids
Criados por Maurício de Souza, personagens portadores de HIV convivem com as demais crianças na escola - Reprodução

Ao longo de todo o evento, que tem apoio da Secretaria Municipal da Saúde, da Cruz Vermelha e do Instituto Barong, serão distribuídos kits com preservativos, informativos sobre prevenção e tratamento além de um gibi da Turma da Mônica, "Amiguinhos da Vida", com os personagens, Igor e Vitória, criados por Maurício de Souza para mostrar como é a convivência com crianças portadoras do vírus.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.