É Logo Ali

Para quem gosta de caminhar, trilhar, escalaminhar e bater perna por aí

É Logo Ali - Luiza Pastor
Luiza Pastor
Descrição de chapéu

Projeto mostra o que caminhar, desenhar e meditar têm em comum

Projeto #quercaminharcomigo estreia este domingo (5) focando o lado zen do centro de São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Caminhar pelo centro de São Paulo é um prazer que frequentemente damos um jeito de divulgar por aqui. Mesmo cada vez mais difícil, por conta da violência e das incertezas em torno da cracolândia, que hoje se espalha em pequenos grupos por toda a região, todo pretexto é pouco para circular pelas ruas históricas desta cidade que tem tanto para mostrar - apesar da má vontade de seus gestores. E é para se inspirar na cidade com um ritmo diferente do corre-corre cotidiano que nasceu o projeto #quercaminharcomigo, da publicitária com mestrado em arquitetura Wans Spiess, que desenvolverá um tema diferente no primeiro domingo de cada mês. Nesta primeira edição, no dia 5, o tema será a Caminhada Zen DeZenho, que pretende unir a meditação e o desenho ao passeio.

Duas mulheres brancas sorriem
Wans Spiess e Carol Engetsu, organizadoras da Caminhada Zen DeZenho - Arquivo pessoal

Desenvolvido em parceria com a artista plástica e arquiteta Carol Engetsu, praticante de zen budismo, o projeto Zen DeZenho pretende provocar os participantes para que, por meio de um desenho feito no início da caminhada, e outro ao final, mostrem os estímulos que a cidade lhes proporcionou. "Vamos fazer um desenho antes do início da caminhada, ainda na Roosevelt, e outro ao final, no alto do Planalto, para que cada um possa mostrar como o passeio impactou seu olhar", conta Spiess.

O material de desenho e a orientação para a meditação serão dados no início do passeio e o final do percurso será no terraço da cobertura do edifício Planalto, ele mesmo uma construção icônica da capital paulista, projetado em 1964 pelo arquiteto Artacho Jurado, e de onde os participantes podem ter uma visão de 360 graus da cidade para reforçar a inspiração.

Edifício rosa e azul do arquiteto Artacho Jurado, no centro de São Paulo
Edifício Planalto, do arquiteto Artacho Jurado, no centro de São Paulo, será ponto final da Caminhada Zen DeZenho - André Gomes/Divulgação

"Ninguém precisa saber desenhar ou meditar, nossa proposta é justamente pedir que cada um traga seu olhar de principiante e mostra o que lhe inspirou a caminhada, que será feita bem devagar, no máximo silêncio, entre a praça Franklin Roosevelt e o edifício Planalto", um percurso curto e acessível a todos", afirma ela.

As inscrições para a estreia, que custam R$ 80 incluindo o material de desenho, podem ser feitas pelo canal de chat do projeto, pelo link https://chat.whatsapp.com/C4NBlhsuxj1I4x8B6p36rw.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.