Frederico Vasconcelos

Interesse Público

Frederico Vasconcelos - Frederico Vasconcelos
Frederico Vasconcelos
Descrição de chapéu Folhajus

Servidora diz que redige sentenças e oferece curso a advogados

Juízes veem abuso; assessora diz que atividade não afeta o cargo público

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mônica Cristina da Costa, servidora da 1ª Vara Federal de Mafra (SC), usa logotipo de tribunal para fazer propaganda nas redes sociais de curso dirigido a advogados sobre Direito Previdenciário. "Com o Curso Expert, você vai ter em mãos todo o conhecimento e experiência de um servidor público com mais de 10 anos de profissão redigindo sentenças", anunciou.

Juízes entendem que houve abuso.

"Quanto vale para você obter honorários muito superiores para o resto da sua vida? Algo que ninguém mais vai tirar de você. Este caminho de sucesso não tem volta e não tem preço!" Uma das peças do Curso em Direito Previdenciário informa que as "inscrições abertas" têm "R$ 1.000,00 de desconto, só hoje".

"Atuo como oficial de gabinete e a principal atribuição do meu cargo é redigir minutas de sentenças nas ações previdenciárias", anuncia a servidora, vinculada ao TRF-4. "O que eu mais vi nos mais de 6.000 processos previdenciários que eu já analisei, são erros bobos que fazem o cliente perder parte dos seus direitos ou até perder todo o processo."

Oficial de gabinete diz que redige sentenças e oferece cursos para advogados
Peças promocionais em que a oficial de gabinete Mônica Costa, da Justiça Federal de Santa Catarina, diz redigir sentenças e oferece cursos para advogados - Divulgação/Reprodução

Mônica Costa diz que o curso "é voltado aos advogados que não detêm conhecimentos técnicos na área, já que as Universidades não abordam o tema de modo suficiente a um bom desempenho profissional."

"A minha atividade docente, assim como a de vários outros servidores públicos, como juízes, procuradores, delegados, em nada afeta o exercício do meu cargo público", afirma. [íntegra no final]

Em artigo no Consultor Jurídico, Vladimir Passos de Freitas, ex-presidente do TRF-4, critica a "mistura de funções privadas com as públicas". Ele não cita o nome da servidora, mas diz que "nada retrata tão bem essa situação" como o caso dela.

"É ético tal procedimento? Legal? Valer-se do cargo, envolver a administração pública para conquistar clientes? Estes novos mentores surgem com um apelo diferente, algo como: 'venham, eu tive sucesso e ocupo posição na administração pública, por isso será mais fácil levá-los ao sucesso'", diz Freitas.

Eis trechos de comentários feitos por outros magistrados:

- Achei um absurdo a propaganda feita pela servidora, jactando-se de redigir decisões judiciais.

- Embora os servidores de gabinete façam minutas, não é possível a um servidor afirmar esta autoria. É trabalho de assessoria.

- Ela faltou com o decoro, dever de lealdade, além de usar a Justiça em propaganda para uma atividade remunerada.

- Nada falou sobre eventual quebra de sigilo ou confidencialidade. Oficial de gabinete é cargo de confiança.

A Direção do Foro da Justiça Federal em Santa Catarina e o TRF-4 informam que estão analisando o caso.

Outro lado

Eis a íntegra dos esclarecimentos prestados pela servidora:

O meu Curso Expert em Direito Previdenciário é voltado aos advogados que não detêm conhecimentos técnicos na área, já que as Universidades não abordam o tema de modo suficiente a um bom desempenho profissional.

É ofertado somente na modalidade on line, via plataforma digital, com aproximadamente 60 horas em vídeo-aulas disponíveis para acesso durante dois anos. Ou seja, todo o conteúdo do Curso já está gravado e, o foi, ao longo de mais de um ano.

As Lives que ofereço são todas gratuitas e no período da noite, como pode verificar no meu Instagram. Assim, a atividade é totalmente compatível com as atribuições e jornada de trabalho do cargo de analista judiciária.

O cargo e a função que ocupo fazem parte do meu currículo, assim como as duas especializações, em Direito Previdenciário pela Escola da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul, e em Gestão Pública dos Direitos Sociais.

Sou professora da JusAulas (Juspodvim); da Escola Superior de Advocacia do Paraná ESA-OAB, do Curso 360 e do Focus Concursos, com aulas gravadas no contra-turno ao longo de mais de 3 anos e que estão disponíveis para aquisição.

A minha atividade docente, assim como a de vários outros servidores públicos, como juízes, procuradores, delegados, em nada afeta o exercício do meu cargo público: do contrário, contribui para a minha formação e crescimento profissional.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.