Frederico Vasconcelos

Interesse Público

Frederico Vasconcelos - Frederico Vasconcelos
Frederico Vasconcelos
Descrição de chapéu Folhajus

Eleito com apoio de Noronha fala sobre carreira de sucesso

Juiz do TRF-6 ocupa vaga de auxiliar que Kassio indicou para o tribunal mineiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dois episódios recentes confirmam como a instalação de um novo tribunal abre espaço para demonstrações de influência no Judiciário e cria trampolins para incrementar a carreira de advogados e magistrados.

A) Nomeado um mês atrás juiz federal membro da primeira composição do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, em Belo Horizonte, o então advogado Flávio Boson Gamboji fará palestra nesta sexta-feira (23), em Itajubá (MG), sob o tema "Carreiras de Sucesso: da Faculdade ao TRF-6".

O evento acontece na "III Semana Jurídica", promovida pela Unopar com apoio da Subseção da OAB em Itajubá. O convite registra o conferencista como "Dr. Flávio Boson, Desembargador do TRF-6ª Região" [o correto é juiz federal].

Advogado eleito juiz com apoio de Noronha faz palestra sobre carreiras de sucesso
Ministro João Otávio de Noronha faz discurso na instalação do TRF-6. No destaque, convite para palestra do juiz Flávio Boson, do TRF-6, eleito com apoio do ex-presidente do STJ - STJ/YouTube e Divulgação

Gambogi foi eleito para vaga da advocacia no TRF-6 com apoio do ministro João Otávio de Noronha. Ele é amigo do presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, advogado Otávio Henrique de Noronha, filho do ex-presidente do STJ.

Em seu currículo, ele é citado como auditor do STJD, Superintendente Jurídico do Cruzeiro Esporte Clube e consultor jurídico da Confederação Nacional do Transporte.

B) Outra movimentação recente foi a designação --pelo então presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux-- do juiz federal Henrique Gouveia da Cunha, recém-empossado no TRF-6, para atuar como juiz instrutor no gabinete do ministro Kassio Nunes no STF.

Cunha era juiz auxiliar da presidência do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Ele vai substituir o também recém-empossado juiz do TRF-6 Klaus Kuschel, que era juiz instrutor no gabinete de Kassio e foi candidato do ministro.

Kassio também é oriundo do TRF-1, que deu origem ao novo tribunal regional federal.

Kuschel é respeitado na Justiça Federal, mas sua nomeação foi considera política. Nunes teria ameaçado romper com Bolsonaro se Ney Bello, juiz federal do TRF-1, fosse nomeado para o STJ.

Movimentação de servidores

Na última sexta-feira, o Diário Oficial da União publicou cerca de 50 atos da presidente do TRF-6, Mônica Sifuentes, determinando exoneração de servidores da Secção Judiciária de Minas Gerais e nomeações para o novo tribunal.

Até então, Sifuentes designava os servidores para substituição em caráter excepcional no TRF-6 por meio de portarias com vigência a partir de 19 de agosto (data da instalação da nova corte).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.