Gatices

Para além dos bigodes, miados e ronronados =^.^=

Descrição de chapéu Pets

Perfil reúne fotos de gatos espiando a vida alheia em janelas

Além dos felinos, Window Kitty revela um pouco da arquitetura dos países

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Gatos observando a movimentação da rua pela janela fazem parte do cotidiano de todas as cidades do mundo. De casas simples de uma vila em Portugal a arranha-céus em Nova York, sempre haverá um felino bisbilhotando a vizinhança.

Mackenzie McAlpin, 43, uma administradora apaixonada por gatos que vive na Filadélfia, maior cidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, transformou essas cenas em registros cheios de poesia no perfil Window Kitty, com 144 mil seguidores no Instagram.

São fotos tiradas por ela e também por pessoas que enviam as imagens de países tão distantes quanto China e Colômbia —claro, tem gatinhos brasileiros também.

Além de mostrar bichanos xeretas, as fotografias revelam um pouco da arquitetura dos lugares. Outro fato importante e preocupante é que muitas pessoas não têm telas nas janelas, o que pode pôr em risco a vida dos animais.

Tutora dos gatos Billy, um laranjinha também chamado de Beedee Boppo, Buster ou Main Squeeze, e Misses, uma escaminha que atende pelos apelidos de Lil One, Birdie ou Girlie, Mackenzie conta que a ideia de publicar fotos de felinos —seus e dos outros— em uma página surgiu naturalmente na sua vida.

"Uma das coisas que mais gosto de fazer é andar por aí e olhar o mundo ao meu redor. Adoro interagir com estranhos, reparar nos pequenos detalhes e tirar fotos. Eu sempre reparei nos gatos nas janelas e parecia gravitar em direção a eles", explica.

"Eu realmente amava (ainda amo) as interações com gatos nas janelas e, geralmente, tinha uma câmera comigo. Coletei as fotos para mim antes de começar a publicá-las em meu blog pessoal. Então um amigo meu, Gerik, disse: 'Por favor, comece um blog que seja apenas gatos nas janelas'. Assim surgiu o Window Kitty. Obrigada, Gerik!"

Mackenzie criou o blog Window Kitty (windowkitty.blogspot.com), em 2010. Depois, a conta no Instagram, em 2013. Ela ainda tem um tumblr com a mesma temática.

No início, ela publicava retratos tirados por ela e enviados por amigos. Atualmente, com tantos seguidores, Mackenzie precisa fazer malabarismos para postar todas as fotos que recebe de tantos lugares diferentes.

"Este tem sido o maior estresse para mim, porque não quero decepcionar ninguém. Tem sido impossível acompanhar. No começo do crescimento, eu acompanhava as mensagens, mas agora meu celular mal comporta todas as fotos", revela.

Para ter uma ideia, ela diz que tem uma pasta no aparelho com mais de 8.000 imagens esperando para serem publicadas, fora as mensagens novas, que não consegue ler desde outubro do ano passado.

"A maioria dos seguidores é compreensiva e muito doce comigo. Só hoje [na quarta-feira, 15], até agora, tenho 15 novos pedidos e 32 na minha pasta principal, o que significa que são pessoas com quem já interagi. Isso é apenas envios, sem contar as menções nos Stories", relata.

Apesar da bagunça em sua vida, Mackenzie confessa que adora a conexão com os seguidores e, claro, também ama receber fotos de gatos do mundo inteiro. "Ele [o perfil no Instagram] cresceu muito rapidamente. Espero continuar a administrar e pegar o jeito melhor com o passar do tempo. Ainda amo fazer isso depois de todos esses anos", afirma.

Siga o blog Gatices no Twitter, Instagram e Facebook.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.