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Médica reclama no Twitter de atender paciente na madrugada e acende debate nas redes

Profissional publicou pedido de desculpas; CRM do Paraná investiga caso

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São Paulo

Na madrugada do último sábado (21), a médica Mariana de Lima Alves publicou no Twitter uma reclamação sobre paciente que foi ao pronto-socorro à 1h da madrugada por conta de uma infecção urinária, sem citar seu nome. O tuíte viralizou e ela recebeu críticas sobre sua postura.

Outras publicações do mesmo tipo feitas por ela foram recuperadas. "Qual a tara de vir no pronto-socorro num feriado por uma coisa que você já tá sentindo há mais de 30 dias", escreveu em abril deste ano.

Em nota pública o Conselho Regional de Medicina do Paraná diz estar investigando o caso; ao #Hashtag, o Conselho reforça que o processo segue em sigilo por questões legais.

Após a repercussão do caso, o Portal Drauzio, ligado ao médico e colunista da Folha, Drauzio Varella, publicou um fio no Twitter explicando por que uma infecção de urina deve ser levada a sério.

Na quarta-feira (25), Mariana escreveu um pedido público de desculpas, que fixou no topo de seu perfil. Na mensagem, a médica diz ter feito as publicações como desabafo em momentos de cansaços, e que reconhece ter errado especialmente pela forma como escreveu.

A profissional afirma que a indignação aconteceu por pensar no bem-estar dos pacientes, que poderiam ser melhor atendidos em outras unidades. "Garanto que minhas manifestações, por outro lado, nada influenciaram na forma como eu atendi meus pacientes", finalizou.

Outros tuítes, como os que viralizaram, desapareceram da conta.

Captura de tela traz postagem de médica Mariana de Lima nas redes sociais pedindo desculpas pelas reclamações realizadas em seu perfil sobre o trabalho no pronto-socorro.
Publicação de médica no Twitter gerou revolta; profissional pede desculpas após exposição do caso - Reprodução redes sociais @a_marilima

O blog #Hashtag tentou acessar Mariana, sem sucesso. Na terça-feira (24), o telejornal Fala Brasil (TV Record) ligou para a médica, mas a reportagem diz que ela afirmou que seus advogados estão cuidando do caso e desligou.

Ao longo da semana, críticas e revolta encheram as redes. Alguns ponderam diferença entre reclamar da rotina e a ética do trabalho.

Relatos de pessoas afetadas por mau atendimento médico, não ligados diretamente à profissional, também apareceram.

Outros usuários do Twitter comentam o amor à profissão x amor ao dinheiro.

Em resposta às críticas à profissional, pessoas dizem que é comum reclamar do trabalho nas redes. Outras endossam argumentação da médica, além de chamar exposição de exagero.

No início do mês, outra discussão envolveu a área médica: a sobrecarga dos profissionais da saúde, Viralizou no Twitter um pedido de demissão coletiva dos residentes de ortopedia da Unicamp. O pedido teria ocorrido devido à alta carga horária de trabalho.

Ironias e comparações sobre as reclamações da profissional também ganharam espaço.​

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