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Descrição de chapéu Copa do Mundo 2022 internet

Google vai usar estatística para 'prever' vencedores de jogos da Copa

Ferramenta analisa histórico das equipes e desempenho durante as partidas

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São Paulo (SP)

O Google anunciou para a Copa do Mundo do Qatar uma nova ferramenta que mede a probabilidade de vitória, derrota ou empate em partidas do torneio. O recurso faz um comparativo do desempenho das equipes nos últimos quatros anos, o que permite que as medições estejam disponíveis antes mesmo de a bola rolar.

Após o início das partidas, os números de probabilidade passam a variar em tempo real, de acordo com estatísticas sobre gols, posse de bola e cartões vermelhos, por exemplo. Os dados das seleções vêm de provedores parceiros não especificados pelo Google.

Probabilidade de vitória do brasil na copa, segundo Google
Ferramenta do Google mostra probabilidade de vitória sobre a Sérvia, no primeiro jogo da Copa do Qatar - Reprodução

Segundo a ferramenta, a seleção brasileira tem 67% de chances de vitória em seu primeiro desafio no Mundial, contra a Sérvia no próximo dia 24. Há 13% de chances de derrota e 24% de chances de empate.

O favoritismo do Brasil se estende aos outros jogos da fase de grupos. Contra a Suíça no dia 28, tem 64% de chances de triunfo, e contra Camarões, o número chega a 74%.

Dono da casa, o Catar deve perder todos os jogos, segundo a ferramenta. Já a Alemanha, tetracampeã mundial, e que está no grupo com Espanha, Costa Rica e Japão, tem mais chances de ficar em terceiro e não se classificar.

O Google explica que mecanismo não oferece um resultado garantido das partidas, apenas uma análise estatística.

O recurso é parte de um pacote de novas ferramentas anunciado para o evento esportivo nesta sexta-feira (11), que promete mais informações em tempo real e adaptadas às realidades locais. Para acessá-lo, bastar buscar informações sobre o Mundial na ferramenta de buscas e clicar nos jogos de interesse.

Outra novidade é o mecanismo "nível de emoção", que promete mapear a evolução das partidas, bem como números de audiência, e assinalar aquelas que estejam mais "emocionantes". Nesse caso, concorrem critérios como viradas (em que um time supera o outro em número de gols e passa à frente no placar) e probabilidades de vitória, segundo a empresa. Os usuários poderão receber um alerta sobre os jogos que estão "esquentando".

O Google também vai disponibilizar, em todo o Brasil, informações sobre bares e restaurantes locais que transmitirão os jogos da competição. Para figurar nas buscas, comerciantes devem preencher um formulário com as informações dos estabelecimentos.

Mirando a geração Z, o Google fechou ainda uma parceria com o streamer Casimiro, para realizar a transmissão dos jogos em um novo canal no Youtube chamado CazéTV. A parceria também envolve a Live Mode, que adquiriu os direitos de transmissão no streaming com a Fifa.

Para a Copa, Casimiro fará lives de 20 jogos, melhores momentos de todas as 64 partidas e ‘reacts’ dos melhores lances das partidas. Tudo isso ao lado de nomes como Ronaldo Fenômeno.

Também serão exibidos trechos das transmissões no canal Cortes do Casimito e no Youtube Shorts, plataforma semelhante ao Reels do Instagram.

"O Youtube cada vez mais se transforma numa casa de transmissões ao vivo", diz Eduardo Brandini, head de TV e Filmes da plataforma, ao falar sobre o projeto.

Casimiro é o rosto de uma nova onda de transmissões esportivas que vem ganhando espaço na plataforma do Google e desbancando as TVs. O comunicador já comentou outros eventos esportivos como a partida entre Flamengo e Fluminense no Carioca 2022, que bateu recorde de audiência na Twitch com 600 mil espectadores.

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