O Google anunciou para a Copa do Mundo do Qatar uma nova ferramenta que mede a probabilidade de vitória, derrota ou empate em partidas do torneio. O recurso faz um comparativo do desempenho das equipes nos últimos quatros anos, o que permite que as medições estejam disponíveis antes mesmo de a bola rolar.
Após o início das partidas, os números de probabilidade passam a variar em tempo real, de acordo com estatísticas sobre gols, posse de bola e cartões vermelhos, por exemplo. Os dados das seleções vêm de provedores parceiros não especificados pelo Google.
Segundo a ferramenta, a seleção brasileira tem 67% de chances de vitória em seu primeiro desafio no Mundial, contra a Sérvia no próximo dia 24. Há 13% de chances de derrota e 24% de chances de empate.
O favoritismo do Brasil se estende aos outros jogos da fase de grupos. Contra a Suíça no dia 28, tem 64% de chances de triunfo, e contra Camarões, o número chega a 74%.
Dono da casa, o Catar deve perder todos os jogos, segundo a ferramenta. Já a Alemanha, tetracampeã mundial, e que está no grupo com Espanha, Costa Rica e Japão, tem mais chances de ficar em terceiro e não se classificar.
O Google explica que mecanismo não oferece um resultado garantido das partidas, apenas uma análise estatística.
O recurso é parte de um pacote de novas ferramentas anunciado para o evento esportivo nesta sexta-feira (11), que promete mais informações em tempo real e adaptadas às realidades locais. Para acessá-lo, bastar buscar informações sobre o Mundial na ferramenta de buscas e clicar nos jogos de interesse.
Outra novidade é o mecanismo "nível de emoção", que promete mapear a evolução das partidas, bem como números de audiência, e assinalar aquelas que estejam mais "emocionantes". Nesse caso, concorrem critérios como viradas (em que um time supera o outro em número de gols e passa à frente no placar) e probabilidades de vitória, segundo a empresa. Os usuários poderão receber um alerta sobre os jogos que estão "esquentando".
O Google também vai disponibilizar, em todo o Brasil, informações sobre bares e restaurantes locais que transmitirão os jogos da competição. Para figurar nas buscas, comerciantes devem preencher um formulário com as informações dos estabelecimentos.
Mirando a geração Z, o Google fechou ainda uma parceria com o streamer Casimiro, para realizar a transmissão dos jogos em um novo canal no Youtube chamado CazéTV. A parceria também envolve a Live Mode, que adquiriu os direitos de transmissão no streaming com a Fifa.
Para a Copa, Casimiro fará lives de 20 jogos, melhores momentos de todas as 64 partidas e ‘reacts’ dos melhores lances das partidas. Tudo isso ao lado de nomes como Ronaldo Fenômeno.
Também serão exibidos trechos das transmissões no canal Cortes do Casimito e no Youtube Shorts, plataforma semelhante ao Reels do Instagram.
"O Youtube cada vez mais se transforma numa casa de transmissões ao vivo", diz Eduardo Brandini, head de TV e Filmes da plataforma, ao falar sobre o projeto.
Casimiro é o rosto de uma nova onda de transmissões esportivas que vem ganhando espaço na plataforma do Google e desbancando as TVs. O comunicador já comentou outros eventos esportivos como a partida entre Flamengo e Fluminense no Carioca 2022, que bateu recorde de audiência na Twitch com 600 mil espectadores.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.